
Um quarto de século a celebrar em cada visita à Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves, um novo olhar. Parece que foi ontem, mas antes da sua consolidação e reconhecimento (distinguida com o estatuto PME Líder 2025), o sonho fundou raízes a 1 de Junho de 2001. Os anos passaram, as instalações mudaram, hoje a sua sede é centralizada na Avenida 25 de Abril, onde regista na sua base de dados mais de 60.000 utentes, realiza uma média superior a 10.500 consultas anuais e cerca de 850 cirurgias. A tudo isto soma uma equipa de 16 médicos colaboradores e um corpo fixo de profissionais experientes e dedicados.
Depois de dez anos dedicados à Oftalmologia num hospital privado na Póvoa de Varzim, Miguel Sousa Neves decidiu apostar num espaço próprio por duas razões: “Primeiro, para ser eu o dono da minha agenda, não ser um assalariado que tinha de cumprir um horário muito específico. E depois, porque na área da saúde, eu achava que tinha de ter alguma liberdade para fazer algumas coisas que eu gostava que fossem feitas e que não podia, por trabalhar numa empresa que tinha os seus objectivos e que eu tinha de cumprir”.
Entre os pacientes, “temos famílias de várias gerações, vieram primeiro uns, depois os filhos, depois os netos, baseados naquela relação que existe em saúde, que é a relação de confiança. Nós não somos capazes de curar tudo, mas acho que aliar uma qualidade clínica a uma proximidade humana ajuda-nos a manter os pacientes com a confiança necessária para acreditar no nosso trabalho. Esta clínica, como hoje em dia qualquer empresa, é sustentada pelo facto de estarmos sempre a inovar. Se não inovamos, se não procuramos algo melhor, estamos a ser ultrapassados. Hoje em dia, vivemos numa sociedade em que a qualquer momento somos ultrapassados. Portanto, temos de estar sempre um passo à frente daquilo que achamos que é o normal”.
Miguel Sousa Neves lembra que “a nossa clínica serve pessoas que têm alguma debilidade de saúde. E, portanto, temos de ter a consciência de que nós lidamos com seres humanos, com as suas fraquezas, com os seus problemas, e temos de aliar a qualidade científica a uma proximidade humana, saber tratar as pessoas como pessoas que são. E isso é, digamos, o sustentáculo da nossa clínica”.
Nada se constrói sozinho, há uma equipa e uma consciência social: “Nós, através do Lions Clube da Póvoa Varzim, provavelmente teremos examinado cerca de 15 mil crianças ao longo destes 20 anos. Essa parceria mantém-se. Temos consultas gratuitas ilimitadas para as instituições de solidariedade social do Conselho, somente crianças”. E acrescenta: “Para além disto, cerca de 6 a 7% dos lucros da clínica são entregues a instituições de solidariedade social, sob a forma de donativos. Não só a instituições poveiras, como também em Moçambique, às vezes em Timor, através de uma associação de irmãs franciscanas, para apoio, geralmente, a crianças. Todas as crianças devem ter cuidados de saúde. E cuidados oftalmológicos. E nenhuma criança deve ser privada destes cuidados por problemas financeiros da família ou sociais”.
Presente no aniversário da empresa, Andrea Silva, Presidente da Câmara Municipal, agradeceu o apoio às instituições, mas também às solicitações da autarquia, referindo que “a exigência do Dr. Miguel Sousa Neves faz toda a diferença. Nós lembramos que os melhores professores são sempre os mais exigentes, aqueles que nos fazem progredir e acrescentar alguma coisa e que nos tiram da zona de conforto. Por isso, um obrigado a todos pelo trabalho que fazem ou que já fizeram, mas que, sem dúvida nenhuma, vai deixando marcas nas pessoas que passam por aqui”. No final fez a oferta de uma pequena lembrança institucional, a ‘Mini escultura da Camisola Poveira’ ao fundador e director clínico, Miguel Sousa Neves.
Por: José Peixoto
Fotos>: Rui Sousa