Voz da Póvoa
 
...

Uma carreira como Auxiliar de Veterinária

Uma carreira como Auxiliar de Veterinária

Geral | 25 Março 2022

 

Eis uma carreira com diversas oportunidades de especialização veterinária e que vai ao encontro de quem quer trabalhar com animais, os domésticos aos exóticos.

O auxiliar de veterinária é um profissional especializado em cuidados de saúde e higiene animal e é também o braço direito do médico veterinário. É este profissional quem primeiro recebe os animais e faz a avaliação do seu estado geral de saúde, executa tratamentos, e muitas vezes, acompanha de forma próxima o animal e o respetivo agregado familiar com quem o animal vive.

A diversidade do reino animal possibilita também uma especialização nesta área. É importante ter em conta as diferenças e as necessidades de cada espécie e com isso, também, efetuar um tratamento adequado.

Ao decidir tornar-se auxiliar de veterinária poderá optar por uma carreira geral ou especializada em determinadas espécies animais ou funções com que mais se identifica e contribuem para uma maior realização profissional.

Para melhor compreender o que cada área lhe oferece, conheça a seguir as possibilidades de carreira nesta área e os cursos disponíveis na Escola de Veterinária Master D.

Curso de Auxiliar de Veterinária

O curso de Auxiliar de Veterinária da Master D destina-se a quem gosta e pretende trabalhar com animais e ser um profissional de veterinária pronto para atender cuidar e tratar animais domésticos.

Será o braço direito dos médicos veterinários estando preparado para prestar cuidados de saúde e higiene a animais de companhia como cães, gatos e pequenos animais.

Prestará também o auxílio ao médico veterinário em tarefas como a assistência clínica, o diagnóstico, as urgências e as intervenções cirúrgicas. É um trabalho que permite um contacto direto com os animais, contribuindo para a manutenção do seu bem-estar em contexto clínico ou hospitalar.

Curso de Auxiliar de Veterinária com especialização em Tosquia e Grooming

O curso de Auxiliar de Veterinária com especialização em Tosquia e Grooming permite não só cuidar e tratar de animais, mas também zelar pela sua higiene, apresentação e estética.

Com esta formação, para além de ser o braço direito do médico veterinário pode ainda dedicar-se à tosquia e grooming canina e felina.

São duas atividades distintas que poderá realizar no mesmo local ou num serviço móvel e assim embelezar cães e gatos da aldeia, vila ou cidade onde decidir exercer a sua atividade profissional.

Ficará também habilitado para preparar estes animais para as suas provas de competição ou até apenas para uma apresentação mais cuidada e diária destes animais.

Curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos

A formação em Auxiliar de Veterinária de Equinos é ideal para quem gostaria de se dedicar à prestação de cuidados de saúde a cavalos. Para saber cuidar da sua saúde é preciso adquirir conhecimentos específicos e muito particulares desta espécie.

Compreende aprendizagens sobre os cuidados básicos a aplicar ao cavalo e outros conteúdos como as raças de equinos, as necessidades nutricionais, a anatomia, o ciclo reprodutivo dos equinos e as suas patologias mais comuns.

Curso de Auxiliar de Veterinária de Animais Exóticos e Tratador de Zoológicos

Esta formação vai permitir-lhe assistir o médico veterinário desempenhando diferentes tarefas relacionadas com os cuidados de saúde, higiene e alimentação a pequenos animais, animais exóticos e selvagens.

Poderá ainda desempenhar um papel pedagógico na divulgação e educação acerca dos animais exóticos e selvagens, o seu bem-estar e a sua vida do dia a dia.

Ficará apto a trabalhar com um conjunto alargado de animais diferentes e também em sítios ligados à natureza e ao bem-estar animal. Poderá conseguir um emprego em locais tão diversos como parques zoológicos, centros de fauna selvagem ou parques naturais, podendo cuidar e tratar não só cães e gatos, mas também animais exóticos e selvagens.

Seja qual for área que decidir, algo estará garantido. Não só irá trabalhar com os animais que escolher como estará bem preparado para lhes prestar os melhores cuidados e atendimento possível. Depois é só decidir qual a área que mais o cativa.

Gostaria de trabalhar em meio clínico e hospitalar ou prefere fazê-lo no meio da natureza, num parque temático e ter aí também uma intervenção pedagógica e de divulgação e preservação do meio ambiente?

As opções são diversas e a resposta certa estará no entusiasmo que sentir quando pensa no tipo de atividade e trabalho que pretende fazer. Conheça melhor a Master D e de que forma pode ajudá-lo a alcançar o seu sonho de trabalhar na área que mais gosta. Afinal, já dizia Confúcio, “escolha um trabalho que ame e não terá que trabalhar um único dia na sua vida”.

partilhar Facebook
1318/curso-auxiliar-veterinaria.jpg
1318/curso-equinos.jpg
Banner Publicitário