Voz da Póvoa
 
...

Teste de Tilt ajuda a identificar causas de desmaios e tonturas

Teste de Tilt ajuda a identificar causas de desmaios e tonturas

Geral | 13 Maio 2026

 

O teste de ‘Tilt’, ou teste de inclinação, é um exame de diagnóstico não invasivo utilizado para investigar episódios de desmaio, tonturas frequentes ou sensação de mal-estar ao permanecer em pé durante períodos prolongados.

Este exame está disponível no Hospital da Luz Póvoa de Varzim, o que vem “preencher uma lacuna na investigação e tratamento dos doentes com estas patologias”, explica o cardiologista Renato Margato.

De acordo com o especialista, “muitas vezes estes sintomas estão relacionados com alterações súbitas na pressão arterial e frequência cardíaca que levam à diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, e o teste de Tilt é utilizado para avaliar a suscetibilidade dos doentes a essas alterações”. Acrescenta ainda que se trata de “um exame seguro, que desencadeia um teste ao nosso sistema nervoso autónomo — o sistema que regula a pressão arterial e a frequência cardíaca — através de mudanças posturais numa mesa basculante”.

O exame é realizado numa mesa própria, iniciando-se com o doente deitado e com monitorização contínua da pressão arterial e do eletrocardiograma. De seguida, a mesa é inclinada progressivamente, simulando a passagem para a posição de pé. Em alguns casos, pode ser administrada medicação para avaliar a resposta do organismo. Este processo permite observar as alterações dos parâmetros vitais e, frequentemente, reproduzir os sintomas, facilitando a identificação da sua causa.

O teste de Tilt é particularmente indicado para a avaliação de desmaios recorrentes, quedas inexplicadas, tonturas, palpitações, suores, fadiga ou alterações da visão e audição associadas à posição ortostática.

Embora, na maioria dos casos, estes episódios sejam pontuais e benignos, há situações em que se tornam frequentes e podem ter impacto significativo na qualidade de vida, aumentando também o risco de lesões, como fraturas ou traumatismos. Nestes casos, o diagnóstico é fundamental para orientar o tratamento, que pode incluir medidas como o treino ortostático (Tilt Training).

A realização do exame é sempre precedida de avaliação médica, em consulta de Cardiologia.

Faça marcação de Consulta de Cardiologia / Arritmologia na área pessoal da app MY LUZ, ou através do link direto: www.hospitaldaluz.pt/aMT

 

Dr. Renato Margato - Cardiologista no Hospital da Luz Póvoa de Varzim | Ordem dos Médicos nº 43092 | Áreas de atividade: Arritmologia, implantação e follow up de dispositivos cardíacos (pacemakers, cardiodesfibrilhadores, ressincronização cardíaca), eletrofisiologia e ablação por cateter de arritmias, fibrilação auricular.

partilhar Facebook
Banner Publicitário