Voz da Póvoa
 
...

Quer poupar energia neste verão? Nós ajudamos!

Quer poupar energia neste verão? Nós ajudamos!

Geral | 5 Julho 2021

Com apenas algumas mudanças, conseguirá poupar alguns euros na fatura da luz, durante os meses quentes.

O teletrabalho foi um dos principais responsáveis pelo aumento das faturas de luz no último ano, numa média de 28 euros por ano – embora algumas faturas tenham duplicado. Além do uso contínuo do computador, os portugueses usaram mais eletrodomésticos.

Nos próximos tempos, o consumo de energia pode continuar alto, não por causa do teletrabalho, mas devido à chegada do verão.

Para que os consumos altos não sejam uma realidade para si, vamos partilhar algumas dicas para poupar energia durante o verão e, mesmo assim, ter todo o conforto que merece dentro de casa.

 

3 dicas para poupar na fatura da luz durante o verão

1. Invista em isolamento térmico

Investir em isolamento térmico é um daqueles casos em que se investe hoje para poupar no futuro. E, dependendo das condições da sua casa atualmente, o investimento pode ajudá-lo a poupar centenas de euros por ano.

Numa casa sem isolamento térmico, a energia perde-se de diversas formas. Pode perder, em média:

  • 10% a 15% através do chão e da ventilação;

  • 20% a 25% através das janelas e portas;

  • 30% a 40% através de telhados, coberturas e paredes exteriores;

    Isolando a casa, será possível, portanto, poupar toda essa energia, levando a que não seja necessário usar ar condicionado com tanta frequência durante o verão, por exemplo.

    Além das questões energéticas, algumas opções de isolamento também irão garantir o conforto acústico dentro de casa, como é o caso do isolamento com lã de rocha e lã mineral. E, o melhor, é que o preço por metro quadrado destes painéis de lã não é muito elevado, dependendo de onde decide comprar. O catálogo Leroy Merlin é um bom sítio para começar a sua comparação de preços, pois tem diversas opções de painéis para compra. A nível exterior pode optar pelas placas de cortiça de aglomerado negro - uma das melhores opções -, enquanto que a nível interior, as placas da marca IFOAM são boas opções de compra. As melhores opções de painéis, no entanto, são da marca Volcalis por garantirem o isolamento térmico e acústico. Neste catálogo encontra, ainda, outras opções que melhoram o isolamento, como janelas e opções de tratamento de ar.

2. Evite o ar condicionado portátil

Sabemos que o ar condicionado portátil é muito mais barato do que as outras opções existentes no mercado. No entanto, a longo prazo, essa é uma opção mais cara e que vai contribuir para o aumento da sua fatura da luz.

Segundo um teste feito pela DECO Proteste, comparando os modelos split com os portáteis, os primeiros gastam menos de metade da energia para arrefecer a casa. Além disso, os modelos portáteis também são mais barulhentos do que os modelos split.

Portanto, sempre que possível, evite o ar condicionado portátil. Use-o, apenas, se não tiver outra opção e se o espaço a arrefecer for pequeno. Em dias menos quentes, pode optar por usar uma ventoinha para manter o ar dentro de casa a circular.

3. Tome atenção aos cuidados básicos

Desligar as luzes, tomar consciência dos aparelhos que estão ligados a gastar luz, usar máquinas de lavar roupa com carga completa e muito mais. As dicas mais tradicionais continuam a ser muito importantes para poupar na fatura da luz.

Algumas dicas que podemos deixar são:

  • Desligue aparelhos que estejam ligados à corrente, para que não fiquem a consumir em standby;

  • Se tiver de comprar algum aparelho, escolha as opções com melhor desempenho energético;

  • Caso tenha a tarifa bi/tri-horária, lave a loiça e roupa durante a madrugada (se possível, programe as máquinas para que comecem a trabalhar a essa hora);

  • Se usa termoacumulador, evite gastar muita água quente;

    E existem muitas outras dicas que o vão ajudar a poupar alguns euros por mês. Caso ainda esteja a trabalhar a partir de casa, pode colocar em prática as dicas partilhadas neste conteúdo.

     

Estas dicas vão ajudá-lo a poupar o ano inteiro

Apesar de as dicas serem muito úteis para os meses quentes, também irão ajudá-lo a poupar durante os meses mais frios.

Para começar, o isolamento térmico tanto mantém o ambiente fresco, como mantém o ambiente quente. Isso significa que se usar aquecedor durante o inverno, numa casa com isolamento, irá manter as divisões quentes por mais tempo.

Já a nível de aparelhos, as opções portáteis nunca são a melhor escolha. Portanto, no tempo frio, evite os aquecedores portáteis se quiser poupar na fatura da luz.

 

Coloque estas dicas em prática e comece a poupar ainda hoje.

partilhar Facebook
Banner Publicitário