Voz da Póvoa
 
...

Que Fazer se o Informarem no Balcão de Check-in Que Não Tem Lugar no Voo

Que Fazer se o Informarem no Balcão de Check-in Que Não Tem Lugar no Voo

Geral | 17 Fevereiro 2020

O overbooking é uma maneira legal de as companhias aéreas tentarem evitar ter espaços vazios no avião por causa dos passageiros que acabam por não comparecer na porta de embarque à hora prevista. Em cada rota há sempre um histórico de casos de “no-show”, e é com base neles que cada uma das companhias estabelece um número de lugares que vai vender em overbooking.

Sucede que, quando são vendidos mais bilhetes do que os lugares que o avião dispõe e a estatística não corre a favor da companhia aérea, a situação mais comum é questionar os passageiros se existe alguém que esteja disposto a trocar (voluntariamente) o seu lugar, naquele voo por um outro, mais tardio e em contrapartida de determinadas regalias. No mínimo, terão sempre de receber o preço que pagaram pela viagem (para lá do bilhete para outro voo) e podem pedir para regressar ao ponto de partida da viagem, no caso de ser um voo de regresso.

Caso a companhia aérea não consiga reunir o número necessário de voluntários, e houver quem não embarque, caberá à companhia decidir quais as medidas que deverão adotar para resolver a situação. Contudo, o passageiro terá direito a receber uma indemnização entre os 250€ e os 600€ (acordo com as características do voo).

Durante o tempo de espera pelo voo seguinte, o consumidor tem direito a bebidas, refeições, alojamento (se necessário) e a possibilidade de contactar familiares, condições asseguradas pela companhia aérea.

Para mais informações contacte-nos: deco.norte@deco.pt
Atendimento presencial da DECO: Rua da Torrinha, 228H, 5º, 4050-610 Porto (das 09h às 17h)

partilhar Facebook
Banner Publicitário