Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim Repete Galardão Bandeira Verde Eco XXI

Póvoa de Varzim Repete Galardão Bandeira Verde Eco XXI

Geral | 16 Maio 2021

A cidade do Cego do Maio foi contemplada com o Galardão Eco XXI e repete a proeza. A pandemia que vivemos não permitiu uma cerimónia presencial dos candidatos, pelo que a atribuição da Bandeira Verde Eco XXI decorreu através das plataformas digitais, no dia 16 de Dezembro, no entanto houve uma excepção, contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

Entre os 62 candidatos foi distinguida a Póvoa de Varzim, como Município Eco XXI, demonstrando uma evolução gradual e sustentada no seu desempenho em matéria de ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida, predicados que valeram o galardão.

Recordamos que, «o ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 – ano zero – pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica».

Em 2020 «o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar. São ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável».

 

partilhar Facebook
668/Eco-21.jpg
668/ecoXXI.jpg
Banner Publicitário