Voz da Póvoa
 
...

Por que o GTA San Andreas é o melhor jogo da história?

Por  que o GTA San Andreas é o melhor jogo da história?

Geral | 30 Dezembro 2021

Com mais de três décadas de jogos avançados, que cativaram a mente de jovens e adultos de todo o mundo, a discussão sobre qual é o melhor jogo da história pode dividir tanto as pessoas como discutir qual é a melhor banda da história ou o melhor filme.

Com o relançamento do GTA III, GTA Vice City e GTA San Andreas com o nome GTA Trilogy, remasterizando o jogo com novos gráficos, melhor jogabilidade e todas as novas plataformas – inclusive uma versão para Android e iOS em 2022 – é possível dizer que GTA San Andreas é o melhor jogo da história?

A resposta é sim, por mais que alguns fãs de GTA vão dizer que o Vice City é melhor e este sim é o melhor da história.

Influência e popularidade

Logo ao ser lançado em 2004 o San Andreas já foi considerado um clássico que seria jogado por gerações e gerações a seguir. Por sua violência constante e temas adultos, ele ganhou manchetes no mundo inteiro pelas mensagens que o jogo passa, a suposta apologia a violência e como é preciso ter um limite etário para sua compra.

Hoje, anos removidos dessa discussão, é possível ver como esse arco é semelhante ao encarado por filmes, livros e música ao longo das décadas. Sua popularidade nos mais diversos mercados é uma resposta a como essas discussões são incipientes.

A influência que o jogo teve em todos os jogos criados depois é enorme, com mods sendo criados e uma contínua referência ao game em fóruns e sites para como zerar o jogo de forma completa, encontrar fases secretas e outras ações. Isso é uma marca da Rockstar inclusive nas versões seguintes. Quem quiser uma alternativa GTA mobile, por exemplo, pode acessar o FiveM e ter uma experiência incrível, inclusive multiplayer, com um mod do GTA V, que também teve imenso sucesso.

Não à toa a Rockstar voltou a essa mina de ouro para lançar o GTA Trilogy com gráficos melhorados e o GTA San Andreas foi o que mais se beneficiou disso, pelas razões abaixo.

Excelente história e personagens

O GTA San Andreas é um dos títulos que marca a mudança dos games para algo ainda mais profissional, envolvente e detalhista. A história de CJ e sua gangue (Grove Street) envolve os jogadores, com cenas e diálogos bem trabalhados, desenvolvimento dos personagens e uma traição que poderia estar em um filme (por isso não daremos spoilers).

O jogo é muito mais do que Carl Johnson, tratando de seu envolvimento com seus amigos, rivais, “amigos”-rivais (como o policial Tenpenny, cuja voz é de Samuel L. Jackson), as cidades que ele passa e por aí vai. Quem joga GTA San Andreas decide como será a sequência de seu filme, já que pode optar a que hora faz as missões e até se fará algumas delas.

Trilha sonora incrível

Se um bom filme tem uma boa trilha sonora, um bom jogo também. Quem ligar nas rádios de San Andreas terá um cardápio de clássicos inacreditável, desde músicas que estavam bombando na época (o jogo se passa em 1992), então tem Rage Against the Machine, Public Enemy, Guns N Roses – Axl Rose participa do jogo -, Soundgarden, Tupac e muito, muito mais.

E para todos os gostos: tem a estação de reggae, a sensacional K-Rose com seus countries, ideal para quando CJ precisa se esconder no interior e fazer missões nas cidadezinhas rurais, rock, rap, hip-hop e até música eletrônica. 

A Rockstar lançou um álbum com a trilha sonora, mas é possível ouvir as rádios sem cortes em vários lugares na internet, o que é uma viagem no tempo para quem jogou GTA San Andreas no seu lançamento.

Conclusão

Há jogos mais populares, com gráficos melhores, que foram um divisor de águas para a indústria dos games, com melhor jogabilidade. Mas a combinação de todos os fatores e o cuidado na criação do jogo (apesar dos seus bugs) colocam o GTA San Andreas como um dos melhores games da história, se não for o melhor. Quem não conseguiu jogar pode recuperar o tempo perdido com o GTA Trilogy.

 

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/sony-playstation-ps4-jogos-de-v%c3%addeo-2619483/

partilhar Facebook
Banner Publicitário