Voz da Póvoa
 
...

Pinktober Apoia a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Pinktober Apoia a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Geral | 18 Outubro 2019

Prevenção do Cancro da Mama Pela Objectiva de Octávio Gabriel

Reparte os dias entre Vila do Conde, a cidade de onde é natural, e a Póvoa de Varzim. De máquina em punho e sempre à procura da melhor fotografia, Octávio Gabriel transforma-se no ‘TAV’, nome pelo qual é conhecido no mundo artístico. Mais que um simples fotógrafo, estamos perante um criador de conteúdos, com uma sensibilidade que o leva a abraçar causas sociais. Octávio Gabriel é uma pessoa atenta à realidade do quotidiano dos dias, sem a pressa que o disparo da máquina tantas vezes assim obriga.

Outubro é o mês internacional da Prevenção do Cancro da Mama. O movimento conhecido como Outubro Rosa (Pink October, no original) surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para sensibilizar a população quanto à importância da prevenção no combate ao cancro da mama. Atento a esta causa, Octávio Gabriel tomou a iniciativa de criar um projecto solidário, a que deu o nome de ‘Pinktober’, para sensibilizar a sociedade para a importância desta causa maior.

Mas o que é o ‘Pinktober’? Trata-se de um projecto fotográfico, em que são publicadas três fotografias de cada modelo/voluntária nos portfólios digitais (Instagram e Facebook) de Octávio Gabriel. Cada sessão do projecto (a realizar apenas durante o mês de Outubro) tem um custo de 20€, sendo que 50% deste valor reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em síntese, o fotógrafo procura captar a beleza e pureza de cada corpo, sem estereótipos, ao mesmo tempo que alerta a comunidade para a prevenção do cancro da mama, contribuindo, de forma solidária, para esta causa que é de todos.

O fotógrafo contou à nossa reportagem como surgiu a ideia deste projecto: “Há três anos, quando ainda fotografava dentro de uma garagem, quis fazer algo alusivo ao tema. Procurei modelos, na base da colaboração, e o resultado final foi um poster que procurei que fosse afixado nalgumas unidades de saúde, por forma a alertar para a importância da prevenção do cancro da mama. No ano seguinte concebi o projecto ‘Guerreiras Rosa’, para conteúdo digital, para voltar a fazer passar a mensagem. E este ano surgiu o ‘Pinktober’, em que metade do valor angariado com as produções fotográficas realizadas durante o mês de Outubro será entregue por mim no Núcleo do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro”.

partilhar Facebook
106/LOGOPINKTOBER-B.jpg
106/IMG_8825logo.jpg
106/IMG-20191001-WA0002.jpg
106/IMG_8979logo.jpg
Banner Publicitário