Voz da Póvoa
 
...

Painéis solares e Agricultura: um futuro de oportunidades

Painéis solares e Agricultura: um futuro de oportunidades

Geral | 21 Outubro 2022

 

Parece que foi ontem que a ideia de combinar painéis solares e agricultura começou a ser colocada em cima da mesa. Atualmente esta ideia está literalmente a dar frutos, encontrando-se em grande expansão. Em todo o mundo, os agricultores têm visto a energia solar como uma fonte alternativa para conseguir aumentar os seus rendimentos.

As energias renováveis estão no seu auge já que cada vez mais países recorrem ao uso de outras fontes renováveis aplicadas nos mais variados setores. Neste caso, o sector agrícola não é exceção, e os painéis solares vieram dar um contributo estupendo e exemplar nesta área. Como podem os agricultores e empresas  pode aplicar os painéis solares na agricultura? A Selectra explica.

Painéis solares na agricultura

Na verdade, os painéis solares sempre foram, de certa forma, inimigos da agricultura. Os projetos solares, até agora, sempre envolveram a substituição de campos de cultivo ou quintas de gado por filas intermináveis de sistemas ​​de painéis fotovoltaicos.

Os rendimentos procedentes do aluguer ou venda das terras foram, em alguns casos, a salvação dos agricultores, que, diariamente, lutam com os desafios do mercado mundial de alimentos.

No entanto, se a tendência atual continuar, alguns países enfrentarão problemas locais de abastecimento de alimentos, dependendo das importações de países terceiros. Com a pandemia do COVID-19, vimos que isto não é nada bom, sendo, na verdade, um risco que muitos não estão dispostos a correr.

Painéis solares e agricultura = Agrovoltaica

A ideia é que os painéis solares se possam elevar alguns metros acima do solo, permitindo que os agricultores se beneficiem das receitas geradas pela energia solar, e ao mesmo tempo, cultivar ou criar gado. Isto também é aplicável a estufas, que possuem uma grande superfície para instalação de painéis fotovoltaicos.

Vários estudos descrevem como os painéis solares podem criar um microclima que pode potenciar vários cultivos. Este efeito de arrefecimento também melhora a eficiência dos painéis solares.

As empresas agrícolas ou solares podem beneficiar-se mutuamente dessas sinergias. Os parques solares são instalações que, uma vez em funcionamento, têm uma vida útil muito ampla. Poder aproveitar os terrenos que até agora não eram utilizados para outros setores económicos, pode tornar mais rentáveis ​​estas instalações solares, criando também uma rede de empresas agrícolas em torno destas grandes extensões de terrenos dedicadas às quintas solares.

O conhecimento sobre os benefícios da energia fotovoltaica para melhorar a produtividade das explorações vem aumentando, à medida que aumenta a sua implantação, aumenta o conhecimento do setor.

O uso de terra debaixo dos painéis solares para pastoreio de gado ou desenvolvimento de habitats para polinizadores está a expandir-se rapidamente. Os polinizadores são fundamentais para os ecossistemas, já que os enriquecem com a sua presença.

Os painéis solares podem ajudar a criar microclimas debaixo da sua sombra, chave para a agricultura regenerativa, que desenvolve práticas agrícolas que conservam água e energia enquanto regeneram o solo e melhoram a sua saúde. A sua instalação em zonas de cultivo onde o solo sofre desgaste após anos de cultivo, pode ajudar na sua regeneração.

De facto, a agricultura agrovoltaica e regenerativa já se está a expandir. As empresas solares estão a incorporar a agricultura regenerativa nas suas instalações solares, com a ideia de criar habitats únicos em zonas onde encontramos solos pobres devido à sua exploração contínua de várias décadas.

Outra vantagem é a captação de carbono natural, a agrovoltaica abre as portas para o desenvolvimento de culturas com maior capacidade de captar carbono e ao mesmo tempo melhorar a saúde e qualidade do solo, ao mesmo tempo em que gera energia limpa.

 

Imagem de schropferoval por Pixabay 

partilhar Facebook
Banner Publicitário