Voz da Póvoa
 
...

Orçamento familiar especial de Natal

Orçamento familiar especial de Natal

Geral | 14 Dezembro 2021

Estamos em ambiente de Festa e animação, mas consideramos indispensável alertar os consumidores para a necessidade de um planeamento cuidado dos gastos durante a época festiva, promovendo uma gestão ajustada do orçamento disponível das famílias e, acima de tudo, prevenindo situações de endividamento excessivo.

O primeiro passo da família deverá ser a elaboração do orçamento mensal, ou seja, é fundamental que se anote o que ganha e o que gasta, tentando prever as despesas e as receitas futuras. Este deve ser um comportamento comum de planeamento financeiro que permite assegurar uma gestão eficaz dos rendimentos disponíveis.

É com esta ferramenta que os consumidores poderão identificar qual o saldo disponível, após o pagamento de todos os encargos mensais obrigatórios, para a realização de gastos extra, como os gastos natalícios.

Vamos experimentar esta ferramenta? Anote numa folha:

RENDIMENTOS gerados pelos membros do agregado familiar (salários, pensões, subsídios, juros de depósitos, etc.);

DESPESAS do agregado familiar (alimentação, vestuário, habitação, etc.);

DESPESAS NATALÍCIAS: planeamento dos gastos com presentes, alimentação, decoração e eventos sociais. Recordamos as vantagens de evitar compras de última hora e por impulso, de comparar preços e opções, de definir uma lista de pessoas a quem oferecer presentes e quais os valores a despender.

Agora subtraia aos rendimentos as despesas. O resultado será o saldo do seu orçamento familiar especial de Natal.  Avaliar o resultado é o último passo, importantíssimo, para conhecer a sua situação financeira. Consegue reservar 10% para a poupança familiar? Fazer um mealheiro para os estudos dos filhos ou para uma viagem nas férias pode ser um excelente presente!

A DECO presta aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais e apoia o consumidor Sobre-endividado.
 
Para mais esclarecimentos contacte-nos através do número de telefone 223 391 961 ou através do e-mail gas.norte@deco.pt.

partilhar Facebook
Banner Publicitário