Voz da Póvoa
 
...

Mundial do Catar 2022: aos 37 anos, Cristiano Ronaldo ainda é peça chave para a Seleção Nacional?

Mundial do Catar 2022: aos 37 anos, Cristiano Ronaldo ainda é peça chave para a Seleção Nacional?

Geral | 17 Outubro 2022

 

Um dos maiores avançados de sempre do futebol, Cristiano Ronaldo está prestes a disputar a sua quinta edição do Campeonato do Mundo. Desde 2003 a jogar pela Seleção Nacional, o craque tem 117 golos em 191 partidas, muitas delas com caráter decisivo, e ainda foi peça chave para a maior conquista da história de Portugal, o Europeu de 2016.

Contudo, o tempo passa e Cristiano Ronaldo não é o mesmo protagonista de há alguns anos. Hoje, aos 37 anos, o maior goleador de sempre da Seleção Nacional não é titular absoluto da sua actual equipa, o Manchester United, clube no qual o avançado tem uma belíssima trajetória.

Até pela falta de ritmo de jogo de Cristiano Ronaldo na presente época do futebol inglês, o que pode prejudicar o seu desempenho por Portugal em solo catariano, há uma certa desconfiança de muitas pessoas sobre as hipóteses da Seleção Nacional no próximo Campeonato do Mundo.

Coincidência ou não, nos maiores sectores de apostas desportivas online que avaliam o nível de favoritismo das seleções para o Mundial 2022, através de probabilidades, Portugal não aparece entre as principais equipas favoritas e tem apenas 8% de hipóteses de ser campeão no Catar.

Portanto, é visto pelo mercado como um potencial ‘underdog’ de valor nesse cenário, na qual não está entre os mais cotados, mas tem condições de surpreender e superar as expectativas definidas pelas probabilidades.

A outra face da moeda: Cristiano Ronaldo está muito bem acompanhado na Seleção Nacional

Por mais que o fator Cristiano Ronaldo exerça um peso importante nas hipóteses de Portugal ir longe no Campeonato do Mundo, importa ressaltar que a Seleção Nacional tem uma das melhores gerações da sua história, com vários atletas no auge das suas respectivas carreiras.

Afinal, jogadores de alto gabarito como Rui Patrício, Rúben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota, Rafael Leão, entre outros, jogam em grandes equipas do futebol mundial e estão habituados a suportar a pressão nos grandes palcos do futebol.

Taticamente, a tendência é que o treinador Fernando Santos coloque Cristiano Ronaldo como um ponta de lança fixo, com Diogo Jota e Bernardo Silva como extremos e Bruno Fernandes na posição de médio ofensivo. Além da qualidade indiscutível deste quarteto ofensivo, é importante destacar que eles jogam na liga nacional mais competitiva da Europa, a Premier League.

Boa notícia para as oportunidades de classificação na primeira fase: grupo de Portugal não é dos mais difíceis

Sorteado no Grupo H, Portugal terá como adversários na primeira fase as seguintes seleções: Coreia do Sul, Gana e Uruguai. Dos rivais do Grupo H, a melhor seleção classificada no ranking da FIFA é a uruguaia, 14ª colocada. Ou seja, está longe de ser o ‘grupo da morte’.

Por outro lado, foi o Uruguai que eliminou Portugal do Campeonato do Mundo da Rússia em 2018. Naquela oportunidade, a partida foi válida pelos oitavos da competição e terminou com vitória do Uruguai por 2 a 1 no tempo regulamentar.

No Catar, a estreia da Seleção Nacional será no dia 24 de novembro contra o Gana. Quatro dias depois, Cristiano Ronaldo e companhia terão a oportunidade de vingar o revés de 2018 frente aos uruguaios, jogo esse que promete ser um dos duelos mais aguerridos da primeira fase.

Por fim, como não poderia ser diferente, o terceiro e último jogo da fase de grupos para Portugal será contra a Coreia do Sul, no dia 2 de dezembro.

Oportunidade de fazer história

Caso Cristiano Ronaldo faça pelo menos um golo no Mundial do Catar, ele vai entrar para os livros dos recordes como o primeiro atleta da história a marcar golo em cinco edições de Campeonatos do Mundo distintos. Ronaldo, então, ultrapassará a lenda Pelé, que marcou golos nas edições de 1958, 1962, 1966 e 1970.

Além disso, como terá 37 anos e 8 meses no Mundial do Catar, o craque terá a oportunidade de se tornar o 2º jogador mais velho na história dos Mundiais a fazer um golo. Dessa maneira, ele ficaria somente atrás do camaronês Roger Mila, que no Mundial de 1994 marcou um golo com 42 anos e 1 mês.

partilhar Facebook
1754/ronaldo-1997300_1920.jpg
1754/qatar2_05.jpg
Banner Publicitário