Voz da Póvoa
 
...

MODATEX Porto Expõe Camisola Poveira

MODATEX Porto Expõe Camisola Poveira

Geral | 31 Janeiro 2022

O MODATEX Porto acolhe, nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro, uma exposição com as 14 Camisolas Tradicionais Poveiras, tricotadas pelos alunos que frequentaram a primeira formação ministrada pelo Centro, sobre a técnica artesanal de fabrico deste ícone da história etnográfica de Portugal.

A iniciativa, para além de marcar o encerramento desta acção de formação, pretende também, sensibilizar a comunidade em geral para a cultura e o saber fazer inerente a esta tradição ancestral, cujo ensino urge preservar e promover.

O Modatex estabeleceu uma parceria com a PATRIPOVE - Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro, do qual resultou esta acção de formação, que decorreu entre 20 de setembro 2021 e 21 de janeiro de 2022, no MODATEX Porto.

A produção da Camisola Tradicional Poveira obedece a uma técnica artesanal, que o MODATEX e a PATRIPOVE pretendem preservar e promover através da realização de diversas ações de formação, onde são também aprofundados os conhecimentos históricos e técnicos que serão consolidados com o fabrico de uma Camisola Tradicional Poveira.

A Camisola Poveira é tradicionalmente feita em lã branca de fio grosso, da região da Serra da Estrela, denominada "lã poveira" e decorada a ponto de cruz. Os motivos bordados (de cor preto ou vermelha) são de inspiração diversa. É uma peça que remonta à primeira metade do século XIX e que fazia parte do traje masculino de romaria e festa do pescador. Este era usado em momentos sociais mais solenes e era considerada uma peça de distinção no seio da comunidade piscatória. Atualmente, esta peça de artesanato têxtil também é vista como um artigo de moda.

A exposição poderá ser visitada no auditório do MODATEX Porto e será inaugurada no dia 2 de Fevereiro, entre as 19h00 e as 21h00. No dia 3 de fevereiro será possível visitar a exposição entre as 09h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h00.

partilhar Facebook
1227/Camis_Poveira_porto.jpg
14/Camisola_Poveira_00.jpg
14/1950-rancho-folclorico-poveiro.jpg
Banner Publicitário