Voz da Póvoa
 
...

Mamografia: um rastreio essencial para mulheres a partir dos 45 anos

Mamografia: um rastreio essencial para mulheres a partir dos 45 anos

Geral | 8 Outubro 2025

 

            O cancro da mama é o tipo de cancro mais frequentemente diagnosticado em mulheres em todo o mundo e uma das principais causas de mortalidade feminina por doença oncológica. Em Portugal, estima-se que cerca de 7.000 novos casos sejam diagnosticados anualmente.

            Apesar da elevada incidência, os avanços no diagnóstico precoce e no tratamento têm contribuído significativamente para o aumento da sobrevivência, especialmente quando a doença é detetada nas fases iniciais.

            A mamografia é um exame de imagem que demonstrou ser eficaz na redução da mortalidade por cancro da mama. Acessível, reprodutível e passível de ser interpretado por diversos profissionais, é o método de rastreio do cancro da mama mais universalmente aceite. Recentemente, foi considerado o benefício de iniciar o rastreio populacional numa idade mais precoce. Assim, a realização periódica deste exame a partir dos 45 anos está atualmente recomendada.

            A mamografia permite identificar alterações suspeitas antes mesmo que sejam percebidas no autoexame ou durante consultas clínicas. Muitas vezes, o cancro da mama não revela sintomas nem é detetável ao toque.

            O diagnóstico precoce está associado a melhores resultados e, frequentemente, a tratamentos menos agressivos. Tradicionalmente, o rastreio mamográfico tem sido recomendado a mulheres entre os 50 e os 69 anos, com uma periodicidade de dois em dois anos, desde que não apresentem fatores de risco particularmente elevados. No entanto, essa frequência, bem como a necessidade de exames complementares, deve ser sempre ajustada por indicação clínica e avaliação médica.           

            O desconhecimento ou até o desconforto associado ao exame podem levar muitas mulheres a adiá-lo. 

            O Hospital da Luz, nas suas Unidades da Póvoa de Varzim e Vila Nova de Cerveira, propõe-se, com a colaboração dos seus profissionais dedicados a estas doenças, promover uma avaliação clínica gratuita durante o mês de outubro de 2025 a mulheres entre os 45 e os 50 anos, reafirmando o seu compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade local.

Saiba mais aqui: www.hospitaldaluz.pt/aNL

…………………………………………

Dr. José Flávio Videira – Cirurgião Geral / Unidade de Doenças da Mama do Hospital da Luz Póvoa de Varzim e Clínica de Cerveira | Ordem dos Médicos nº 35107 | Áreas de atividade: Oncologia cirúrgica, cirurgia laparoscópica geral e oncológica (vesícula biliar, hérnias, estômago e intestino), cirurgia de tumores de partes moles - sarcomas, cirurgia do pescoço (tiroide e glândulas salivares), cirurgia da mama, cirurgia de obesidade, cirurgia proctológica.

…………………………………………

Faça marcação de Consulta de Cirurgia Geral - Mama na área pessoal do MY LUZ (app) ou através do link direto: www.hospitaldaluz.pt/aEC

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário