Voz da Póvoa
 
...

Gestão de Resíduos Urbanos Cumprem Metas Previstas

Gestão de Resíduos Urbanos Cumprem Metas Previstas

Geral | 6 Novembro 2021

No país há 23 Sistemas de Gestão de Resíduos em Portugal, mas apenas a LIPOR e a RESITEJO cumpriram todas as metas previstas para 2020: preparação para reutilização e reciclagem, retomas com origem em recolha seletiva e deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterro.

Nesta última meta, a LIPOR destaca-se mesmo a nível nacional e europeu, já que envia apenas 1,47% dos seus resíduos para aterro. Este valor cumpre confortavelmente a limitação de 10% imposta pela União Europeia, contrariamente à percentagem bem mais elevada de 58% de deposição em aterro registada no País.

O trabalho de excelência e qualidade desenvolvido, com elevado sentido de compromisso, por todos os Municípios associados à LIPOR – nos quais se inclui a Póvoa de Varzim são comprovados pelos resultados agora divulgados.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, encara a sustentabilidade ambiental e a gestão integrada de resíduos como uma prioridade. As medidas que têm vindo a ser adotadas, o esforço em promover fóruns de discussão (como foi o caso do seminário luso-espanhol sobre sustentabilidade organizado esta semana na nossa cidade) e, ainda, o acompanhamento e participação activa em debates europeus e internacionais, nomeadamente na Comissão do Ambiente do Comité das Regiões da União Europeia e na COP-26, é o resultado de um trabalhos desenvolvido ao longo dos últimos anos na defesa do ambiente e qualidade de vida dos cidadãos.

partilhar Facebook
Banner Publicitário