Voz da Póvoa
 
...

Fundação Nova Era Jean Pina estreita laços solidários entre Portugal e França

Fundação Nova Era Jean Pina estreita laços solidários entre Portugal e França

Geral | 6 Julho 2025

 

Ao longo dos anos, as comunidades portuguesas têm demonstrado um enorme espírito de solidariedade, o mais importante valor que nos humanizam e dão sentido à vida, apoiando quer os nossos compatriotas no estrangeiro, assim como os portugueses residentes no território nacional.

Um desses exemplos de solidariedade dinamizada no seio da diáspora, é o que tem sido prosseguido desde a segunda década do séc. XXI, pela Fundação Nova Era Jean Pina, constituída nessa época empresário português João Pina, radicado na região de Paris, um dos mais dinâmicos e beneméritos empresários portugueses em França, a mais numerosa das comunidades lusas na Europa.

Alicerçando a missão da Fundação Nova Era Jean Pina, no lema da instituição “Solidariedade em Movimento”, o emigrante natural da Guarda tem dinamizado inúmeros projetos de solidariedade para com as pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis, como seniores, crianças institucionalizadas e desempregados na pátria de origem e de acolhimento.

Em recente deslocação à pátria de origem, o presidente da Fundação Nova Era, aproveitou o ensejo para estreitar laços com elementos do Rotary Club da Guarda. O objetivo principal da reunião foi projetar soluções para a assinatura vindoura de um protocolo de colaboração entre os Rotários da Guarda e um clube de Rotários da região de Paris, um desejo de longa data do empresário benemérito luso-francês, conhecido pelo seu empenho em unir comunidades além-fronteiras. E confesso admirador do Rotary International, e dos eu objetivo declarado global de unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários, promover valores éticos, solucionar problemas e atender a necessidades comunitárias.

Este protocolo de entendimento visa criar uma ponte sólida entre as duas regiões, permitindo não só a partilha de experiências e recursos, mas também o desenvolvimento de projetos conjuntos que sirvam, de forma mais eficaz, quem mais precisa.  Nas palavras do presidente da Fundação Nova Era Jean Pina: “Estas trocas são fundamentais para dar a conhecer cada parte da sua realidade local, criando parcerias que ajudam mais e melhor”, sublinhou João Pina durante o encontro.

Nas próximas semanas, estão previstas reuniões entre representantes dos clubes para compreender de forma mais profunda as necessidades específicas de cada comunidade. Para assim avançar-se para uma colaboração estruturada e socioprofissional, em particular, junto da comunidade portuguesa em França, a mais numerosa das comunidades portuguesas na Europa. 

Paralelamente, a Fundação Nova Era anunciou o lançamento de um novo projeto solidário focado na inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa pretende concretizar o sonho de sete crianças da associação Main’Tenir et Grandir, uma instituição situada na periferia de Lyon, a terceira maior cidade da França, cujo lema — “Vivre ensemble et grandir en étant séparés de ses parents.” — reflete o compromisso de acompanhar crianças afastadas das suas famílias, promovendo o convívio, a proteção e o crescimento num ambiente de cuidado e afeto.

O objetivo primordial é oferecer a estas crianças uma experiência inesquecível, passando dois dias e duas noites na Disneyland Paris, uma experiência única onde a fantasia se entrelaça com a realidade. Uma ação solidária, que conta com o apoio vital de vários parceiros e beneméritos luso-franceses, entre os quais a Conselheira das Comunidades Portuguesas na região de Lyon, Emília de Macedo, a Associação Amis Motards 69, o empreendedor benfeitor Mário Fonseca, bem como as associações A.C.P.F., A.S.C.P.B., e as sociedades USBP, RSB78FR. As animações musicais Filipe Ribeiro, Marie Morgado e Famille também se associaram a esta causa social, contribuindo para que este sonho se torne realidade.

Mais uma importante causa social dinamizada no seio da diáspora, que evidencia que uma das marcas mais características das comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, é a dimensão solidária, uma genuína marca genética da diáspora lusa, constantemente expressa em gestos, campanhas e iniciativas fautoras de valores humanistas e altruístas.

Daniel Bastos, historiador

Foto 1: Presidente da Fundação Nova Era Jean Pina, reuniu com representantes do Rotary Club da Guarda

Foto 2: Cartaz do projeto solidário com a associação francesa Main’Tenir et Grandir

partilhar Facebook
3330/1_-_Funda_N_Era_Jean_Pina,_reuniu_com_Rotary_da_Guarda.jpeg
3330/1_-_solidario_Main’Tenir_et_Grandir.jpeg
Banner Publicitário