Voz da Póvoa
 
...

Ecopista entre Póvoa de Varzim e Famalicão aberta oficialmente

Ecopista entre Póvoa de Varzim e Famalicão aberta oficialmente

Geral | 12 Julho 2021

Depois dos comboios é a vez das bicicletas e dos peões usarem os 27 quilómetros que ligam os centros das cidades da Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão. A velha linha férrea deu lugar a uma Ecovia que teve um custo de 4,3 milhões de euros, em parte comparticipados por fundos estruturais do Programa Operacional Norte 2020, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte - CCDRN. A inauguração oficial ocorreu no sábado com o descerrar de uma placa pelos presidentes da Câmara das duas cidades, Aires Pereira e Paulo Cunha, respectivamente. O local escolhido foi a fronteira entre as freguesias de Balasar e Gondifelos.

Para o Edil poveiro, a via pode proporcionar uma ligação entre as cidades, mas também visitas turísticas e gastronómicas a outros lugares dos concelhos, alertou ainda para o facto da ecopista estar interdita a veículos motorizados: “A via é de tráfego exclusivo a bicicletas e a pedonais, não é permitido o tráfego mecânico e em alguns pontos temos sido confrontados com a destruição das barreiras, nomeadamente para permitir o acesso aos campos agrícolas. Convém lembrar que, quando aqui passava o comboio também não era possível utilizar a linha e queremos que isso se mantenha. Vamos intensificar a fiscalização, mas isto resolve-se com bom senso das pessoas”.

E Aires Pereira acrescenta: “É também importante manter a biodiversidade. Estamos num meio agrícola e naturalmente haverá vegetação natural. Isto não é a Avenida dos Banhos da Póvoa. Quando a vegetação invadir a via será feito o corte absolutamente necessário. Não podemos ser um factor de perturbação para a natureza”.

Por sua vez, Paulo Cunha destacou o diálogo que sempre houve entre os dois municípios, “para que houvesse um projecto e uma linguagem única em todo o percurso porque isso trouxe um enorme benefício para a obra. Da parte da Câmara da Póvoa de Varzim, sempre encontrei uma grande abertura e disponibilidade. Para mim é uma honra estar ligado a uma obra tão relevante e importante para a comunidade e da mudança dos modos de vida que ela vai proporcionar. Pôr a via ao serviço é muito importante para a população e a boa utilização de um canal que outrora foi muito relevante para este território só depende de quem a utiliza”.

Também António Cunha, Presidente da CCDRN, destacou a obra inaugurada: “É um projecto importante sobretudo por ligar dois municípios com uma pujança económica em crescendo e que decorre de uma estratégia conjunta daquilo que é a sua visão para o território. Póvoa de Varzim e Famalicão só se podem orgulhar da obra que fizeram, quase de uma forma natural”.
Quem marcou presença em grande número foram os atletas do CDC Navais e os Lobos BTT do Averomar FC.

Também ao final da manhã, Aires Pereira descerrou uma outra placa de inauguração da via, desta vez, onde a ecovia cruza a via B, na Póvoa de Varzim.

partilhar Facebook
Banner Publicitário