Voz da Póvoa
 
...

COVID-19 DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

COVID-19 DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Geral | 22 Fevereiro 2022

A Pandemia que vivemos chamou a atenção para as doenças respiratórias e a necessidade de um controlo “apertado” destas doenças para uma evolução favorável. Com efeito, muitos dos doentes com COVID-19 têm doença grave ou sequelas de mais difícil tratamento derivado de patologia respiratória de base.
 
Segundo as normas GINA(1) e GOLD(2), os doentes com asma e DPOC(*) têm risco aumentado de doença grave COVID-19 se não estiverem corretamente diagnosticados e tratados. Sabe-se que estes doentes respiratórios estão sub-diagnosticados e podem desenvolver sintomas que persistem no tempo caso a sua asma, a sua “bronquite” (DPOC) não esteja controlada. 

A importância das provas funcionais respiratórias é crítica para um controlo eficaz destas patologias dado ser este o exame essencial no diagnóstico e avaliação da gravidade. 

Há também uma “epidemia silenciosa” que tem surgido: O Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Esta patologia aumentou muito em contexto pandémico pelo confinamento, diminuição de exercício e aumento de peso. A SAOS pode revelar-se potencialmente fatal se grave e existirem fatores de risco como hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes e patologia respiratória. O atempado diagnóstico passa por um estudo do sono para estratificação da doença e consulta em especialista respiratório a fim de evitar problemas graves. 

Aproveitando esta situação única que vivemos e que alterou o nosso dia a dia, deve-se criar uma consciência preventiva na área da Pneumologia e para isso deve-se apostar em exames de controlo e diagnóstico que estão disponíveis para a população, bem como avaliação respiratória após infeção por COVID-19. 

O essencial a retirar da Pandemia COVID-19 é que a prevenção, o atempado diagnóstico e tratamento precoce evitam complicações respiratórias e devolve qualidade de vida a todos aqueles que têm doenças crónicas respiratórias. 


DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica 

Referências 

1. GINA http://www.ginasthma.org GINA guidelines 2021, consultado em janeiro de 2022 
2. Global Strategy for Diagnosis, Management, and Prevention of COPD – 2022. Available at: 2022 GOLD Reports - Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease - GOLD (goldcopd.org) (consultado em Janeiro 2022) 


Nuno Filipe Pires – Pneumologista 

Áreas de atividade: Asma, patologia do sono, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
Faça marcação na área pessoal do MY LUZ (App), por telefone (252 690 900) ou através do link direto: www.hospitaldaluz.pt/ol

partilhar Facebook
Banner Publicitário