
Situada na área metropolitana do Porto, a cidade portuguesa da Póvoa de Varzim apresenta clima atlântico. Os invernos são chuvosos e com temperaturas amenas. Os verões, contudo, são secos e frescos. Desse modo, faz-se necessário que os praticantes de corrida façam escolhas que sejam versáteis.
Em qualquer estação, ao praticar corrida, a escolha do tênis é de suma importância. Para isso, deve-se levar em conta a modalidade de corrida escolhida, bem como o tipo de passada que será empregada.
Para os dias de chuva, um detalhe no tênis pode favorecer o desempenho e até mesmo a segurança do corredor. Trata-se da tração presente em alguns modelos desse calçado, como os que podem ser conferidos no site i-Run.
As roupas tecnológicas, compostas por poliamida e poliéster, por exemplo, também são boas pedidas para quem corre na Póvoa de Varzim. Tecidos como o algodão não são indicados, uma vez que absorvem o suor, mantendo a pele fria e úmida. Já os tecidos sintéticos, por sua vez, secam de forma mais rápida.
As variações do clima implicam em necessidades diferentes ao longo do ano. Com isso, o atleta pode se favorecer das escolhas acertadas. Saiba mais:
Apesar do inverno na Póvoa ser marcado por temperaturas amenas, este também tem uma abundância de chuvas. Assim sendo, além de manter o corpo aquecido, o corredor precisa se preocupar com a proteção contra a chuva e o vento.
Com mangas longas, as camisetas térmicas são úteis tanto para estabilizar a temperatura do corpo, quanto para manter seca a pele. As jaquetas corta-vento também são indicadas para proteção do corredor em relação a chuvas e ventanias.
Além do tronco, o corredor deve se preocupar com a proteção das pernas. Nesse aspecto, as leggings de poliamida e as calças de compressão são recomendadas. Estas peças fazem com que os músculos fiquem aquecidos durante todo o trajeto.
Os acessórios, assim como as roupas e os calçados, são importantes, como no caso das luvas finas, que protegem as mãos ao longo das provas. Gorros e bandanas são igualmente necessários, pois protegem orelhas e pescoço, ajudando na retenção de calor.
Para a proteção dos pés, além dos calçados ideais, o atleta poderá fazer uso de meias de poliamida ou de compressão, já que também ajudam a manter secos os pés.
A estação fresca e seca requer proteção solar e ventilação adequada. Desse modo, camisetas, shorts e calções em poliamida ou poliéster são recomendados. O mesmo pode-se dizer de viseiras, bonés e garrafas para hidratação.
Nessas estações, roupas adaptáveis com manguitos removíveis, por exemplo, são indicadas.
Dispor de maior conforto possibilita com que o atleta mantenha-se focado nas provas. Assim sendo, com tais recomendações, além de melhor desempenho, o corredor consegue ter uma experiência marcada por satisfação.