Voz da Póvoa
 
...

Conversas na Bolsa com José Milhazes e a Rússia de Putin

Conversas na Bolsa com José Milhazes e a Rússia de Putin

Geral | 29 Junho 2022

 

A Associação Comercial do Porto retoma as Conversas na Bolsa, no próximo dia 8 de julho, tendo como convidado o jornalista, tradutor e comentador, José Milhazes.

Natural da Póvoa de Varzim, José Milhazes emigrou para a antiga União Soviética com apenas 18 anos, seguindo o propósito de aprofundar conhecimentos sobre o comunismo e prosseguir estudos superiores. Em 1983, formou-se em História da Rússia pela Universidade Estatal de Moscovo, tendo fixado residência na capital soviética e prosseguido uma carreira profissional como jornalista correspondente e tradutor de obras literárias. Durante mais de três décadas, manteve-se como destacado interlocutor de vários órgãos de comunicação portugueses na Rússia, testemunhando episódios marcantes da história contemporânea, como o fim da URSS e o desmantelamento do antigo bloco do leste europeu. Já depois de obter o doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, José Milhazes regressou definitivamente a Portugal em 2015, sendo hoje comentador de política externa da SIC e colunista do Observador.

A guerra na Ucrânia tornou o jornalista numa presença regular nos ecrãs televisivos, sendo hoje uma personalidade amplamente reconhecida e escutada pela sociedade portuguesa. É este olhar privilegiado sobre o conflito que marca a atualidade, mas também a evolução histórica da Rússia de Putin e a curiosidade do seu trajeto pessoal, que traz José Milhazes ao Palácio da Bolsa.

O almoço-conferência terá início às 12h30 e as inscrições estão abertas a sócios da Associação Comercial do Porto e ao público em geral, através do site cciporto.pt.

partilhar Facebook
Banner Publicitário