Voz da Póvoa
 
...

Condições Meteorológicas Aumentam Risco de Incêndio

Condições Meteorológicas Aumentam Risco de Incêndio

Geral | 20 Agosto 2022

 

Em consonância com o anunciado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Município da Póvoa de Varzim avisa a população que “o território continental, devido às condições meteorológicas que aumentam o risco de incêndio rural, encontra-se em situação de alerta entre as 00h00 de 21 de Agosto e as 23h59 de 23 de Agosto”.

E acrescenta: “Sabendo que mais de 60% dos incêndios são resultado de fogueiras, queimas e queimadas mal realizadas e que 85% dos incêndios começam a menos de 500 metros de uma estrada ou de áreas habitadas ou cultivadas é importante apelar a todos os cidadãos para que, principalmente em dias de maior perigosidade, tenham mais atenção aos seus comportamentos”.

Nesse sentido, o Município da Póvoa de Varzim apela “aos cidadãos que reforcem as medidas de segurança e evitem comportamentos de risco através do cumprimento das proibições em vigor, nomeadamente:

1. Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

2. Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;

3. Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;

4. Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;

5. Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

Esta é uma missão de todos e da responsabilidade de todos! Em caso de incêndio, de emergência, ou de suspeita de qualquer comportamento perigoso ligue o 112.

partilhar Facebook
1207/C_Pompidou.JPG
1616/Caixas_Fosforos.jpg
Banner Publicitário