Voz da Póvoa
 
...

Canforeira protegida da CCDR-N é declarada de Interesse Público

Canforeira protegida da CCDR-N é declarada de Interesse Público

Geral | 11 Fevereiro 2021

Ao homem nem sempre sobra um pingo de lucidez, quando é interrogado sobre a necessidade de preservar uma árvore. Talvez por isso, em tempo de más notícias, seja bom divulgar uma boa que a Lusa anuncia.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) declarou o exemplar de Canforeira, presente nos jardins da sede da CCDR-N, como exemplar de Interesse Público. O despacho foi esta quinta feira (11-02-2021) publicado em Diário da República.

Segundo a Agencia Lusa, o exemplar da espécie Cinnamomum Camphora (L.) Siebold - vulgarmente designada por Canforeira - foi alvo de um procedimento de classificação que teve por base um requerimento, apresentado pela Câmara Municipal do Porto, onde é destacada a sua dimensão, expressão e "copa exuberante", tidos como raros na cidade e até mesmo no país. Esta canforeira é ainda um dos exemplares originais da quinta de recreio que existiu no local onde é hoje (e desde 1980) a sede da CCDR-N.

Esta classificação, em defesa da Canforeira, implica a protecção e a proibição de quaisquer intervenções que impliquem o dano ou a destruição deste exemplar histórico.

 

partilhar Facebook
729/Canforeira-CCDR-N-2.JPG
729/Canforeira-CCDR-N-1.jpeg
Banner Publicitário