Voz da Póvoa
 
...

Cabeça cilíndrica - função e principais causas das avarias

Cabeça cilíndrica - função e principais causas das avarias

Geral | 18 Outubro 2022

 

Um moderno motor de combustão interna é uma unidade altamente complexa que compreende um grande número de componentes. O componente chave de um motor de combustão interna é a cabeça do cilindro (cabeça de cilindro). A cabeça do cilindro serve como uma espécie de tampa que cobre os cilindros do motor por cima. Contudo, este não é o único objectivo funcional da cabeça do cilindro. A cabeça do cilindro é uma unidade bastante complexa, e o seu estado é crítico para o bom funcionamento do motor.

Compreender a cabeça e o seu funcionamento é uma obrigação para todos os entusiastas de automóveis.

De que são feitas as cabeças de cilindro

As cabeças de cilindros são fabricadas utilizando fundição de ligas de ferro fundido ou ligas à base de alumínio. As ligas de alumínio não são tão robustas como o ferro fundido, mas são mais leves e menos susceptíveis à corrosão, razão pela qual são utilizadas nos motores da maioria dos automóveis.

Dependendo da configuração do motor (disposição dos cilindros, cambota e árvores de cames), pode ter um número variável de cabeças de cilindro. Uma unidade de uma linha tem uma cabeça de cilindro, enquanto motores de outros tipos, tais como os de tipo V e W, podem ter duas. Os motores grandes são normalmente equipados com uma cabeça de cilindro separada para cada cilindro.

A concepção da cabeça do cilindro também varia em função do número e da posição das árvores de cames. As árvores de cames podem ser montadas num compartimento de cabeça adicional ou no bloco de cilindros.

Causas de mau funcionamento da cabeça do cilindro

A prevenção, diagnóstico, reparação e substituição da cabeça do cilindro deve ser tratada com a máxima seriedade, uma vez que é um componente crítico do motor que também está exposto a um grande esforço mecânico e térmico.

Os problemas ocorrem mais cedo ou mais tarde, mesmo quando o veículo é operado correctamente. Os seguintes factores aceleram a ocorrência de falhas de motor - e a cabeça em particular

  • falha na mudança regular do óleo do motor;
  • utilização de lubrificantes de baixa qualidade ou óleo que não corresponda aos requisitos de um determinado motor de combustão interna
  • utilização de combustível de qualidade inferior;
  • filtros obstruídos (ar, óleo)
  • longa ausência de trabalho de manutenção;
  • condução abrupta, uso excessivo de rotações elevadas;
  • defeituoso ou fora do sistema de injecção de ajuste;
  • mau sistema de arrefecimento e, como resultado, sobreaquecimento do motor.

Vale a pena lembrar que todo o trabalho relacionado com reparações de cabeças de cilindro não deve ser feito por memória ou analogia, mas em estrita conformidade com as instruções de manutenção do fabricante do automóvel para o tipo de motor em questão.

Fontes de informação:

Informação sobre falhas na culaça do cilindro retirada do website autopecasonline24.pt

O que é a cabeça do cilindro - informação do automoveis-online.pt

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário