O médico oftalmologista, Miguel Sousa Neves, estabelecido na Póvoa de Varzim, esteve presente no mês de Setembro nos trabalhos da Sociedade Europeia de Cirurgiões de Catarata e Refrativa em Copenhaga e, na última semana, numa actualização para oftalmologistas especializados em lentes intraoculares para correcção de miopia e astigmatismo.
Em Copenhaga, as sessões avaliaram essencialmente os resultados das cirurgias de catarata, assim como aquelas destinadas a melhorar a função visual de quem usa óculos ou lentes de contacto. Os três dias serviram também para se comparar os resultados de visão com a utilização de diferentes lentes que se colocam dentro do olho neste tipo de cirurgias.
Na reunião ‘por convite’ sobre a utilização de lentes ICL para correcção das miopias elevadas e astigmatismo, verificou-se que as mesmas são as mais utilizadas nessas situações, o grau de risco é muito baixo e a segurança extremamente elevada.
Para Miguel Sousa Neves “são boas notícias e há bons indicadores na utilização deste tipo de lentes. Mas nem todos poderão usufruir do benefício das mesmas, sendo que a avaliação por oftalmologista credenciado é essencial”.
O médico oftalmologista acrescenta que, “no caso das cirurgias de catarata (algo que todos iremos ter) constata-se uma melhoria evidente nas cirurgias existentes, assim como no tipo de lentes utilizadas. Na oftalmologia a ciência tem progredido imenso para benefício dos pacientes e satisfação dos próprios médicos”.
Fotos: D. Reservados