Voz da Póvoa
 
...

As Cooperativas Agrícolas fazem Apelo Ao Ministério

As Cooperativas Agrícolas fazem Apelo Ao Ministério

Geral | 18 Março 2020

Em comunicado, as Cooperativas Agrícolas, socialmente preocupadas e comprometidas com a necessidade de conter a evolução do surto do COVID-19, e face à sua responsabilidade de garantir o provimento de bens alimentares às populações, solicitam ao Ministério da Agricultura que o setor agrícola seja considerado prioritário no âmbito dos planos e medidas de contingência da atual crise de saúde.

“Apesar das circunstâncias extraordinárias que atravessamos, a situação de particular vulnerabilidade do setor agrícola, cuja atividade não pode ser suspensa por não ser possível parar o ciclo biológico das plantas e dos animais, determina a necessidade dos Agricultores continuarem com a realização das suas atividades agrícolas e pecuárias para a manutenção de plantas em boas condições fitossanitárias e de animais adequadamente alimentados e com boa saúde”, refere a CONFAGRI.
 
E acrescenta: “Assim, é fundamental manter também serviços mínimos nas Cooperativas Agrícolas para o abastecimento de fatores de produção, tais como produtos fitofarmacêuticos, fertilizantes, sementes, rações e medicamentos veterinários”.

A CONFAGRI, tendo em consideração a imprescindibilidade da manutenção dos movimentos transfronteiriços para a circulação de bens alimentares e de fatores de produção, solicita ao Ministério da Agricultura que, “conjuntamente com as Autoridades de Saúde e de Administração Interna, estabeleçam regras que permitam, com segurança, assegurar a circulação de mercadorias, tanto ao nível do mercado interno europeu, como dos países terceiros”.

E ainda em conclusão: “As Cooperativas Agrícolas e os Agricultores, neste período de crise generalizada para todos, com sentido de dever e responsabilidade, irão continuar a zelar pela produção e manutenção do abastecimento de bens alimentares seguros e de qualidade aos cidadãos. Por TODOS, as Cooperativas Agrícolas e os Agricultores não param!”

partilhar Facebook
Banner Publicitário