Voz da Póvoa
 
...

ACIB Comemorou o Dia Mundial da Atividade Física

ACIB Comemorou o Dia Mundial da Atividade Física

Geral | 12 Abril 2022

No dia 6 de Abril, a Associação Comercial e Industrial de Barcelos comemorou com os seus jovens estudantes, na Avenida da Liberdade, o "Dia Mundial da Atividade Física".

Com este evento os jovens e os professores das estruturas de formação profissional da ACIB, “pretenderam sensibilizar a população Barcelense para os benefícios da realização regular de exercício físico, incentivando à sua prática frequente e à aquisição de hábitos de vida saudáveis, como forma de luta contra o sedentarismo, o qual é um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo”, pode ler-se na nota de imprensa.

Para assinalar este dia desenvolveram-se várias dinâmicas desportivas, que contaram com sessão de autógrafos com a presença do Piloto de Motas Joaquim Rodrigues Professional Dakar Rally Rider; do ex-jogador Internacional Nuno Capucho; dos jogadores do Plantel do Gil Vicente FC e do Máximo GYM com a prática Aula de Zumba e Maxi PUMP”.

Na abertura do evento de rua, o Vice-Presidente da ACIB, Francisco Pereira, começou por saudar os ilustres convidados e as centenas de jovens e Barcelenses participantes, referindo a importância da comemoração deste dia através da prática de desporto e do testemunho destes profissionais de desporto de renome nacional e internacional, numa sociedade cada vez mais digital, em que a população está cada vez mais sedentária, o qual é um factor preocupante e importa ser combatido através da atividade física.

De forma entusiástica os jovens e a população receberam os ilustres atletas que transmitiram o seu testemunho profissional.

Joaquim Rodrigues, enalteceu a iniciativa e o impacto que estas dinâmicas têm na juventude. Salientou que por força da sua atividade profissional está regularmente no estrangeiro mas quis marcar a sua presença nesta iniciativa da ACIB para uma partilha da sua experiencia profissional com os jovens e população em geral.

Joaquim Rodrigues é Piloto Professional do Rali Dakar e natural de Barcelos. 

Uma figura mítica dos motociclos que desde muito novo recebeu títulos em Portugal. Passou pelo Paris Bercy. Foi piloto oficial da Honda no campeonato do mundo de Motocross de 2001. Competiu nos EUA como piloto oficial da Red Bull do AMA Supercross. Foi piloto pela Hero Motosports e estreou se no Dakar. Conquistou a sua primeira vitória no Panafrica Rally em 2019.

Atualmente venceu uma etapa na última edição do Rally Dakar, o Abu Dhabi Desert Challenge.

Capucho, iniciou a sua intervenção saudando a ACIB, os convidados e todos os participantes. Elogiou o trabalho desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos e reforçou a importância dos cursos profissionais para os jovens, os quais lhes permitirá concluir o 12.º ano e lhes dará um impulso para o seu futuro profissional.

Nuno Capucho, nasceu em Barcelos, é um ex- jogador internacional com uma notável carreira profissional. Foi um dos melhores jogadores em Portugal nos anos 90. Começou no Gil Vicente FC, mas o seu talento levou-o às selecções jovens, sagrando se como Campeão do Mundo em 1991 em Portugal. Passou pelo Sporting CP., Vitória SC de Guimarães, FC Porto, Rangers da Escócia, Celta de Vigo, sempre com excelentes registos. Por Portugal disputou um Mundial e um Europeu, ambos no início dos anos 2000.

Gil Vicente FC, equipa da primeira liga nacional de futebol, joga atualmente na Liga Portugal Bwin, a competição mais importante do futebol português.

Nesta época está a fazer um magnífico percurso com resultados e performance muito acima da média. O Gil Vicente foi fundado a 3 de maio de 1924, e é um dos clubes mais representativos da região do Minho. 

Em simultâneo foram desenvolvidas aulas desportivas por um dos ginásios de referência da cidade, Máximo GYM, o qual envolveu e motivou o público de forma delirante, através das suas aulas de ZUMBA e MAXI PUMP lideradas por uma equipa de monitores profissionais. 

Tenciona a ACIB com esta actividade contribuir para um aumento da consciencialização da prática de atividade física de toda a comunidade, que é fundamental para o são desenvolvimento físico e mental, e para uma adequada capacitação individual e coletiva dos cidadãos.

partilhar Facebook
Banner Publicitário