Voz da Póvoa
 
...

ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde: Vacinação e Colaboração

ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde: Vacinação e Colaboração

Geral | 16 Março 2021

Em situação de pandemia, o objetivo principal das medidas de saúde pública é reduzir o risco de transmissão individual e de propagação do SARS-CoV-2 na população.

A vacinação contra a Covid-19 tem como grande objetivo, prevenir o aparecimento da doença e as suas consequências, evitando a atual tensão colocada aos diversos sistemas de saúde. Procura-se atingir a imunidade de grupo, que acontecerá quando uma parte suficientemente grande da população estiver protegida contra o vírus, contribuindo para que este não se dissemine.

Com mais de 1 163 873 vacinas administradas até ao momento, Portugal continua a apostar no aumento da capacidade de vacinação. O ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde integra-se nesta estratégia, com Centros de Vacinação organizados nomeadamente no Espaço Cidadão Póvoa de Varzim (Ex-Escola do Cruzeiro) na Avenida Nossa Senhora das Neves, nº 270, em Aver-o-Mar e no Pavilhão do Parque de Ténis, na Avenida Júlio Graça em Vila do Conde, e que até dia 15 de março já foram vacinadas 9323 pessoas das quais 5424 com 1ªdose e 3899 com vacinação completa, nos dois concelhos, o que corresponde a um total de 13222 doses.

As medidas de proteção coletiva da comunidade, a vacinação e a estratégia nacional de testagem para controlar a Covid-19, não dispensam as medidas de proteção individual. As regras de etiqueta respiratória, a lavagem ou desinfeção frequente das mãos, a utilização de máscara nos espaços públicos e o cumprimento de distância física continuam a ser essenciais para nos protegermos e protegermos os outros.

A Covid-19 e os períodos de confinamento exigiram a cada um de nós um grande esforço de adaptação, dada a sobrecarga sentida na alteração do nosso quotidiano.

Mas é o equilíbrio de forças entre o respeito e seguimento das orientações impostas, que obrigam a uma união, reorganização constante e esforço coletivo, para defender a saúde pública em contexto de pandemia e preservar o bem-estar das famílias e da sua saúde mental, para lidarem com a complexidade dos dias que vivemos.

Neste desafio de resiliência diário, urge pensar no aqui e no agora e também no futuro próximo. Os pequenos gestos de cuidado ajudam a minimizar o risco a que estamos expostos e a proteger a saúde e a vida de todos nós.

Grupo de Coordenação Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), do Aces Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

partilhar Facebook
713/covid_2021.jpg
713/Sputnik_russa.jpg
14/sns_cirurgias.jpg
14/sol_A.jpg
Banner Publicitário