Fundada em 08 de Fevereiro de 1985, a União Desportiva de Beiriz é uma das colectividades mais representativas da freguesia. Desde a sua criação, e ao longo destes 34 anos, tem promovido o convívio e a camaradagem, através do fomento da actividade desportiva, desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento humano e social dos seus atletas, principalmente junto dos mais jovens.
O futebol tem uma longa tradição em Beiriz. Segundo registos existentes na Associação de Futebol do Porto, na longínqua época de 1945/46, o Club de Futebol de Beiriz e o Sporting Club de Beiriz disputaram o Campeonato Distrital. Reza a história que entre os dois clubes da terra havia uma grande rivalidade, de tal forma que despertava paixões e chegava a dividir a própria freguesia. Mais tarde estes dois clubes acabaram e deram origem à União Desportiva de Beiriz.
Carlos Fernandes tem 62 anos e está na presidência da União Desportiva de Beiriz desde Agosto de 1997. Dirigente respeitado no seio do associativismo poveiro, é um dos principais responsáveis pelo crescimento sustentado da colectividade que veste de azul e amarelo e movimenta mais de 200 atletas, nas modalidades de Futebol, BTT, Karaté e Crossfit. “Faço um balanço muito positivo destes 22 anos que levo como presidente. Há momentos que nos marcam para sempre, como os laços de amizade que aqui se criam, as nossas participações em França junto da comunidade de emigrantes, ou ver um miúdo crescer e singrar como futebolista e como homem. Essa é a grande missão de um dirigente, dar o melhor de si em prol da associação, mesmo com prejuízos para a vida pessoal e familiar”, afirma Carlos Fernandes.