Duas celebrações históricas aconteceram, no dia 25 de Julho, na freguesia de Aguçadoura, o 90.º Aniversário da fundação da Paróquia e os 150 anos da entronização da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.
A população encheu a igreja para assistir à Eucaristia Solene de Acção de Graças, presidida pelo Padre Paulo Sérgio. A cerimónia religiosa contou com presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira; do Presidente da União de Freguesias Aguçadoura e Navais, Fernando Rosa, e de representantes das associações locais e autoridades.
A Eucaristia deu lugar à tradicional Procissão de Velas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, um acto de fé que preencheu as ruas por onde o cortejo passou. A noite prolongou-se com fado na voz de artistas locais com destaque para Isabel Amorim. Seguiu-se uma colorida sessão de fogo-de-artifício.
Aires Pereira salientou a importância da celebração dos aniversários por uma “comunidade próspera que tem saído das portas da Igreja” e que “tem contribuído para o bem-estar da comunidade”.
Para engrandecer o momento e a data, o Presidente da Câmara ofereceu em nome do Município uma réplica da Lancha Poveira do Alto à Paróquia de Aguçadoura, “o nosso maior símbolo”, e que foi “oferecido ao Papa João Paulo II aquando da beatificação da irmã Alexandrina”.
Por sua vez, Fernando Rosa lembrou o trabalho social realizado pela Paróquia nas últimas nove décadas e retribuiu com a oferta de uma salva de prata, em nome da União de Freguesias, para eternizar o momento de celebração.
As festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem continuam até dia 28 de julho, com um programa musical de excelência e celebrações religiosas.