Voz da Póvoa
 
...

Uma Igreja com Século e Meio de História Para Contar

Uma Igreja com Século e Meio de História Para Contar

Freguesias | 24 Fevereiro 2022

Este ano, a Igreja Santa Eulália de Beiriz assinala 150 anos de história. A data será assinalada com várias iniciativas que inclui um Encontro de Coros, no dia 22 de Maio, uma caminhada da Póvoa de Varzim a Beiriz, dia 18 de junho, uma “feira à moda antiga”, no dia 24 de julho, e uma exposição histórico-documental no Salão Paroquial desde essa data até 31 de agosto.

Na sexta-feira as comemorações arrancaram com uma mesa redonda “Beiriz. Património arqueológico e artístico”, com Deolinda Carneiro, diretora do Museu Municipal, José Flores Gomes, arqueólogo municipal, e José da Costa Reis, conservador do Museu Nacional de Soares dos Reis. 

Com a moderação do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, os palestrantes abordaram as obras de arte sacra do edifício e a exposição que a Igreja teve na década de 1870 na imprensa local.

Por seu lado o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que esteve presente na sessão, lembrou a união da comunidade poveira quando, em 2008, um relâmpago atingiu a torre mais antiga do templo, construído em 1872. Graças à união da comunidade que se multiplicou em angariações de fundos foi possível, em 2014, recuperar a Igreja.

partilhar Facebook
1015/Igreja-de-Beiriz.jpg
1204/ESt_E54.jpg
Banner Publicitário