
O tempo passa devagar, mas quando percebemos já passaram duas décadas. Recuar no tempo levou-nos até à inauguração do cantinho da Ti Maria do Padre, junto à feira da vila de Aver-o-Mar, tendo sido esta a primeira obra do Presidente da Junta, Carlos Maçães que agora cessa funções por limitação de mandatos.
No dia 10 de Outubro, alguns amigos e familiares juntaram-se ao executivo da Junta para descerrar um quadro em azulejo com a imagem da Ti Maria do Padre, um momento que serviu para Carlos Maçães se despedir da política local “Esta foi a minha primeira obra e quero que fique marcada como a minha última obra. Recordo que quando entrei para a Junta de Aver-o-Mar, ainda antes da agregação de freguesias, não havia estruturas que dessem resposta às necessidades das pessoas. Ao longo destes 20 anos tivemos uma equipa capaz de fazer uma limpeza de barracas, de lixo que se acumulava nos areais e conseguimos deixar a freguesia com infraestruturas excelentes, quer ao nível da saúde, construímos o centro de saúde novo, quer desportivas com a construção do novo campo de futebol. Fizeram-se novos arruamentos, passeios ou parques de estacionamento que facilitam o comércio local e temos consciência que nada disto seria possível sem o apoio da Câmara Municipal, mas para isso foi preciso não dizer sempre amém e reivindicar”.
Alguns dados interessantes sobre a homenageada e fornecidos por Abílio Travessas: “Maria Joaquina Neves ou Maria Ferreira Neves (é assim que consta na certidão de óbito) nascida em 1876 no dia 21 de Março e falecida a 29 de outubro de 1959. Filha ilegítima de Rita Joaquina Neves e de pai Incógnito. O pai era o Padre. Por isso ficou sempre conhecida por Tia Maria do Padre. O meu pai e outros elementos da família eram conhecidos pelo nome e acrescentavam ‘do padre’”.
Por: José Peixoto