No âmbito do “Sons no Património” a Cividade de Terroso foi no dia 28 de Setembro, o palco de um concerto de Velho Homem + Homem em Catarse, um projecto formado por Afonso Dorido (Homem em Catarse, indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalem, The June Carriers), fruto de uma residência artística na sala Estúdio Perpétuo, durante a pandemia.
Antes do ‘Homem em Catarse’, o arqueólogo municipal, José Flores, liderou uma visita guiada pela Cividade de Terroso, explicando aos presentes as actividades que eram levadas a cabo pelos habitantes da cividade há 2000 anos. Foi uma pequena viagem histórica da Cividade de Terroso, ocupada desde o séc. IX a.C. até ao séc. III – IV d.C.
Atento à aula de História esteve o Vice-Presidente, Vereador da Cultura e da Educação da Câmara Municipal, Luís Diamantino, porque a importância deste lugar explica, de certa forma, o povoamento desta região.
O evento “Sons no Património”, na sua 7ª edição, apresenta uma fusão de estilos musicais, desde o folclore electrónico ao fado, passando pela pop e o blues. Promovido desde 2018 pela Área Metropolitana do Porto, em colaboração com os 17 municípios que a compõem, oferece uma viagem única por 17 monumentos e espaços patrimoniais, incluindo castelos, museus, sítios arqueológicos, igrejas, mosteiros, entre outros espaços da memória que fazem parte da nossa história.