Voz da Póvoa
 
...

Senhora das Candeias ou a Luz que ilumina a Vida

Senhora das Candeias ou a Luz que ilumina a Vida

Freguesias | 12 Fevereiro 2025

 

Ao segundo dia de Fevereiro, Terroso celebra a Nossa Senhora das Candeias com uma procissão composta por dezenas de figurantes e os andores de S. José, S. Sebastião, St. António, Senhora de Fátima, Senhora das Dores e a Senhora das Candeias. A marcar o passo e o ritmo ao desfile religioso esteve a Banda da Sociedade Musical de Pevidém.

Como habitualmente, durantes os dias que antecederam a majestosa procissão que, como em anos anteriores, teve o contributo da confraria, dos escuteiros e de populares, outras cerimónias religiosas marcaram a devoção à Senhora das Candeias, como a Procissão da Luz e da Paz, seguida da bênção das velas. Foram também celebradas eucaristias e houve ainda tempo centenas de pessoas interessadas em escutar a Banda Musical de Vale de Cambra.

A tradicional procissão da Senhora das Candeias, padroeira de Terroso, recua ao século XVII, como confirmam documentos que estabelecem os estatutos da Confraria de Nossa Senhora das Candeias.

Para que a memória se fortaleça, segundo as escrituras “foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por São José, diante do profeta Simeão, que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias”. Jesus seria, até à eternidade, a luz que iluminaria a vida de todos os seres do mundo.

Fotos:Guedes

partilhar Facebook
Banner Publicitário