Voz da Póvoa
 
...

Senhora das Candeias Celebrada em Terroso

Senhora das Candeias Celebrada em Terroso

Freguesias | 5 Fevereiro 2023

 

Em cada ano, no segundo dia de Fevereiro, Terroso honra todos os visitantes com a majestosa procissão da Nossa Senhora das Candeias, com o contributo da confraria, dos escuteiros e de populares. O cortejo religioso, mais uma vez percorreu a rua principal da freguesia com dezenas de figurantes e os andores de S. José, S. Sebastião, St. António, Senhora de Fátima, Senhora das Dores e a Senhora das Candeias. A marcha dos figurantes seguiu ao ritmo da prestigiada Banda da Sociedade Musical de Pevidém.

Recordamos que o ponto de partida para as festas em Honra da Senhora das Candeias, deu-se a 22 de Janeiro com uma novena. As festividades ficaram marcadas pela passagem dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude - Cruz e Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Como habitualmente, realizou-se a procissão da Luz e da Paz, bênção das velas e duas Eucaristias e o terço.

A tradicional procissão da Senhora das Candeias, padroeira de Terroso, recua ao século XVII, como confirmam documentos que estabelecem os estatutos da Confraria de Nossa Senhora das Candeias.

Segundo as escrituras “foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por São José, diante do profeta Simeão, que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias”. Jesus seria, até à eternidade, a luz que iluminaria a vida de todos os seres e o mundo.

partilhar Facebook
Banner Publicitário