Voz da Póvoa
 
...

São Pedro de Rates Oferece à Igreja um Novo Bispo

São Pedro de Rates Oferece à Igreja um Novo Bispo

Freguesias | 16 Junho 2023

 

Nascemos. Depois somos naturais de uma terra que os olhos se encarregarão de conhecer, mesmo que mais tarde. Roberto Rosmaninho Mariz, nasceu há 49 anos em São Pedro de Rates, sem imaginar que um dia seria nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar para a diocese do Porto. Será ordenado Bispo em julho.

“A ascensão do Roberto Mariz, meu amigo e conterrâneo, ao cargo de Bispo acontece naturalmente. Conheço-o bem e à sua família, é uma gente com dedicação extrema áquilo em que se mete. O Roberto acredita piamente naquilo que faz, e faz bem. Aliás, os cargos que actualmente assume em Braga, reflectem a confiança que a igreja e o povo têm nele. Tem feito um trabalho de formiga, mas exemplar e com resultados muito importantes para a diocese”, congratulou-se com a notícia o Presidente da Junta de São Pedro de Rates, Paulo João.

E acrescentou: “Pessoalmente, não surpreende por tudo o que acabei de dizer, mas deixa-me muito feliz, sendo que a igreja terá um problema com a sucessão nos cargos que ele ocupa neste momento. É uma notícia muito feliz para todos nós ter uma pessoa de Rates, sobretudo, porque sei que é uma pessoa boa que passa a desempenhar um cargo tão importante na igreja católica”.

Mesmo nunca exercendo em Rates, Paulo João recorda que “antes de acumular tantos cargos era visita frequente, mas continuou a vir a cerimónias mais relevantes, como o Corpo de Deus ou no Senhor dos Passos. Está sempre presente nas redes sociais onde vamos acompanhando o seu trabalho. A visita semanal que faz aos pais também nos permite, de vez enquanto, contactar com ele. Está na calha a apresentação de um livro sobre São Pedro de Rates e ele estará cá para essa apresentação. Eu tenho o privilégio de falar com ele várias vezes ao telefone. Com esta nomeação será, aos 49 anos, o Bispo mais novo em Portugal”.
    
Não sendo a Vila de Rates muito populacional não deixa de ter ao longo do seu percurso histórico grandes referências civis, quer políticas ou religiosas. “É muito reconfortante ver que Rates ao longo da sua história tem gerado quer na comunidade civil, quer na comunidade religiosa grande personalidades. São Pedro de Rates tem sacerdotes espalhados um pouco por todo lado. Actualmente, temos quatro padres naturais desta Vila - Abel Moreira, o padre Lino que é beneditino e está na Irlanda, o padre Roberto e o padre José Ferreira. É uma honra para nós ter essas pessoas, principalmente pela responsabilidade que acarreta e pela forma como Rates passa a ser vista, como um viveiro de gente boa que tem um contributo forte na sociedade civil e religiosa”, reconhece o autarca.

Podemos acreditar que não será por acaso que o caminho de Santiago oferece em Rates outros caminhos: “Sempre fomos uma terra de gente católica, fervorosa e participativa. Gostaríamos que mais houvesse, mas o ambiente de mosteiro, de história que oferecemos, convida um pouco à reflexão, à prática de bons princípios. Destaco também a importância do pastor, o padre Manuel Sá Ribeiro, actual pároco da freguesia e um dos grandes responsáveis pelo encaminhamento de alguns destes padres, que referi, na vida religiosa, nomeadamente o padre Roberto, que segundo ele nasceu talhado para a função. Hoje sente uma alegria imensa por saber que o seu trabalho deu resultados. O mesmo poderei dizer em relação ao José Ferreira e ao Lino. Ou seja, o padre da nossa paróquia tem também uma grande responsabilidade neste sucesso da missão do sacerdócio”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
2220/Paulo-Joao-.jpg
1015/Ig_-_Roman_Rates.JPG
Banner Publicitário