
Há alimento para todos. ‘Venha Conhecer…’ é uma iniciativa da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim que organiza visitas dos utentes da Academia Sénior a exposições a lugares e momentos onde a criação e a tradição se fundem. Desta o Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim fez questão que dar a conhecer a exposição ‘Sangue na Guelra’ que está visível no Posto de Turismo da cidade.
O autarca contou aos atentos olhares da experiência, algumas particularidades da comunidade mais ligada ao mar, concretamente o mercado de peixe que existia junto ao castelo e que muitos, para não dizer todos, conheceram e guardam na sua memória. Mas, há ainda o importante papel da mulher no trabalho, na educação dos filhos ou na lida da casa.
A exposição pretende homenagear as Mulheres Poveiras, vendedoras de peixe, retirada duma peça jornalística de Tomás Postiga, publicada no jornal ‘A Voz da Póvoa’.
No Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, cada fotografia tem associado um poema e, nessa dinâmica, criou-se uma celebração em simultaneamente, o Dia da Mulher e o Dia da Poesia.
Fotos: JF PV