Voz da Póvoa
 
...

Rates Recebeu o IX Colóquio Internacional Caminhos de Santiago

Rates Recebeu o IX Colóquio Internacional Caminhos de Santiago

Freguesias | 24 Novembro 2023

 

É sempre em Novembro, desta vez aconteceu entre os dias 16 e 18, com os conferencistas vindos de várias regiões de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, República Checa e Japão, a dissertarem sobre o tema “A Saúde no Caminho”.

Há uma certeza que fica deste colóquio ‘O Caminho Transforma-nos’. Foi no primeiro dia que encontrei nas palavras de Vanda Cardeal, farmacêutica de profissão, que nos contou como somos capazes de partir sozinhos e chegar entre afectos:  “Fazemos o caminho para nos encontrar, conheci pessoas de vários países e continentes, todos para se encontrar”. E recordou: “Fiz o meu plano, preparei-me física e mentalmente, parti para a aventura. Não tinha a noção dos quilómetros que era capaz de fazer. A parte mental é mais importante no caminho que a física”.

É a cabeça que nos leva, depois é só encontrar, “as paisagens, a liberdade, o bosque, o caminho. Há alturas que queremos desistir, as nossas dúvidas saltam do cansaço. O que eu faço aqui?”.

Queremos companhia, mas os dias livres não coincidem, é preciso escolher “entre o caminhar sozinho ou em companhia. A primeira vez, não sabemos o que nos vai acontecer, mas o facto de nos perdermos, nos permite encontrar. A paisagem a espiritualidade, cada um de nós faz o caminho independentemente da sua crença”.

Vanda Cardeal destaca “as povoações, o património, absorvemos sempre um bocadinho do espírito e da liberdade que os caminhos e os lugares nos dão. É como chegar à ideia de peregrinação que a vida nos comtempla, e concretizá-la”. 

A farmacêutica gosta de ajudar: “Chego a um albergue e trato de pessoas que precisam de ajuda. Levo sempre comigo uma agulha para as bolhas e medicamentos. O peregrino no caminho não tem máscaras. Há uma linguagem de amor, o mesmo objectivo, chegar, não há julgamentos, somos irmãos no caminho”.

Para Vanda Cardeal: “O caminho é transformador. Na chegada não consegui chorar, mas reconheci todas as lágrimas de alegria que saem pela razão do conseguido, a paixão pelo caminho”.

Na manhã do segundo dia do IX Colóquio Internacional Caminhos de Santiago, aconteceu a Sessão Solene, que contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís, Diamantino; Presidente da Junta de Rates, Paulo João, e do Coordenador dos Colóquios, Paulo Sá Machado, entre outras entidades.

Quem também marcou presença foi o Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, que da paleta do seu conhecimento conferenciou um novo Caminho para as palavras até Santiago.

Na sala ao lado, uma Feira do Livro para saber mais sobre os Caminhos de Santiago. Houve também tempo para o lançamento de novos livros, assim como a apresentação do volume VIII da colecção das actas do Colóquio. Também o fado e a poesia se fizeram ao Caminho.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário