Voz da Póvoa
 
...

Rates Homenageia os Seus nos Dias da Vila

Rates Homenageia os Seus nos Dias da Vila

Freguesias | 29 Julho 2025

 

Nada foi deixado ao acaso, mesmo que as “Festas da Vila de Rates” tenham outras razões e festejos para os dias 8,9 e 10 de Agosto. No sábado passado, o Salão Nobre da Junta de freguesia de São Pedro de Rates foi o palco de celebração do 32º aniversário da restituição do título de Vila de São Pedro de Rates e de prestar homenagem a quem tem contribuído para o desenvolvimento da terra, com a entrega pelo Presidente da Junta, Paulo João, da medalha de reconhecimento grau Prata e um documento pergaminho que perpétua o acto de reconhecimento a cinco cidadãos: Dr. Luís Diamantino de Carvalho Baptista, Vice-presidente, Vereador da Educação, do Desporto e da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Dom Roberto Rosmaninho Mariz, Bispo Auxiliar do Porto; Reverendo Padre Manuel de Sá Ribeiro, pároco que dirige a paróquia de São Pedro de Rates há quase 50 anos; Dr. Paulo Sá Ribeiro, responsável pela cultura em Rates nos últimos 12 anos, entre outras iniciativas criou o Colóquio Internacional Caminhos de Santiago, tendo realizado até há data dez edições. Foi coordenador de cerca de 60 exposições no Núcleo Museológico de Rates, tendo convidado inúmeras figuras nacionais e internacionais da pintura, da escultura, do desenho, da fotografia e do artesanato. Promoveu também o Congresso Internacional sobre Tomé de Sousa. E Adérito da Silva Serra, Presidente da Associação de Amizade São Pedro de Rates, um verdadeiro obreiro na estabilidade, reforço de meios e condições desportivas que engrandeceram a associação. 

Maria José Espín, AEDL en Ayuntamiento Triacastela também entregou uma insígnia com o escudo de Galícia a Paulo Sá Machado pela sua entrega e promoção da geminação com São Pedro de Rates “um homem bom e generoso”.

Na entrega de cada medalha de reconhecimento grau Prata, houve lugar aos agradecimentos por parte dos homenageados. 

Perante uma sala cheia, na mesa de honra marcaram presença os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Aires Pereira e Afonso Pinhão Ferreira; os presidentes da Junta e Assembleia de Rates, Paulo João e António Mariz; o chefe da área de Cultura Jacobina da S.A. de Xestión do Plano Xacobeo da Xunta de Galicia, Francisco Singul Lorenzo, e o Deputado da Assembleia da República que em 1993 apresentou na A.R. a proposta de Restituição do Titulo de Vila a S. Pedro de Rates, Manuel Moreira. 
 
No seu discurso, Paulo João fez um percurso pela obra feita nos últimos 12 anos em São Pedro de Rates. Quanto às distinções entregues fez questão de referir que “o que representa para mim não é o que fazem, mas a forma como o fazem e o reconhecimento que a Junta de Freguesia faz é, essencialmente pela forma como vocês exerceram as vossas funções”. E reforça que feita a homenagem “não nos estamos a despedir de ninguém porque espero continuar a ver-vos aqui em São Pedro de Rates”.

Por sua vez, Aires Pereira começou por dizer que “há um trabalho imenso que aqui foi feito”. E agradeceu a todos os que colaboraram sem esquecer as pessoas da freguesia que “suportaram com paciência as obras que interromperam a normal circulação nas ruas intervencionadas com água, saneamento e pavimentação”. 

Deixou ainda a certeza da assinatura de dois protocolos, no dia 22 de Julho, em Lisboa, que vão permitir na igreja românica, “primeiro a recuperação imediata da cobertura, ou seja a sua impermeabilização e preparação para enfrentar o Inverno, de forma a pôr fim ao nível de degradação que para aquele monumento não é aceitável”. Com o segundo protocolo pretende-se no próximo ano fazer “uma intervenção mais profunda de recuperação do seu interior, de acabar com as humidades e transformar aquele espaço mais agradável”. 

Nos dias 18 e 19 de Julho, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates promoveu a XXXI edição do Festival de Folclore. Na sexta-feira, ao final da tarde subiu ao palco a Festa de Finalistas das valências infantis do Centro Social de Rates; o Grupo de Cantares do Linho; um Encontro de Concertinas e o Grupo de Danças da Casa-Escola Agrícola Campo Verde.

A cerimónia de boas vindas aconteceu ao final da tarde de sábado no Salão Nobre, com a presença da Vereadora da Câmara Municipal, Sílvia Costa: “Somos gratos, algo que começa a escassear num mundo completamente em revolução e em turbilhão, temos que ter a capacidade de reconhecer quem dá muito de si em prol da comunidade”. 

Por seu lado, o Presidente do Rancho anfitrião do Festival, José Matias, procedeu à entrega de lembranças a todos os participantes, e agradeceu “o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal que permitiu realizar o Festival, este ano mais dispendioso porque foi alargado a dois dias”.

A noite de sábado deu lugar à exibição do Rancho Folclórico de Figueiró da Granja, de Fornos de Algodres; o Rancho Típico de Miro ‘Os Barqueiros do Mondego’, de Penacova; o Rancho Folclórico de Barbeita, de Monção; o Rancho Folclórico São Martinho de Penacova, de Felgueiras, e a encerrar o Festival esteve o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates.

No centro histórico nos ‘Dias da Vila’ não faltou durantes animação, com a presença de associações e instituições locais representadas em dezenas de stands, cada uma com os seus produtos agrícolas, artesanato, doçarias ou comes e bebes onde se incluía a cozinha tradicional portuguesa servida à mesa, mas também porco no espeto.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário