Voz da Póvoa
 
...

Rates Atribui Medalha de Ouro a Aires Pereira e ao Rancho Folclórico

Rates Atribui Medalha de Ouro a Aires Pereira e ao Rancho Folclórico

Freguesias | 25 Julho 2022

 

“Rates guarda, em seu brasão, / Sua milenar história; / Dando vida à tradição, / Alimenta essa memória.” Esta quadra inicia o refrão do Hino da Vila de Rates apresentado pela primeira vez na cerimónia que assinalou os 29 anos de elevação à categoria de Vila e que serviu para a Junta distinguir no sábado, 23 de Julho, com a Medalha de Ouro da Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, representado pelo seu presidente José Matias.

O Presidente da Junta, Paulo João, depois de relembrar alguns momentos e datas mais importantes da histórica Vila de Rates, “sabemos que só conhecendo, respeitando e acarinhando o nosso passado podemos ser diferentes, e sermos diferentes é ser mais resiliente e mais competitivo”. E para construir o futuro “contamos com todos porque sabemos que o tempo que hoje vivemos e construímos é cada vez mais o tempo das parcerias entre o poder instituído e os cidadãos”. 
 
A Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates instituiu em 2000, a distinção de cidadãos ou instituições que promovem, lutam e defendem os interesses locais: “Do esforço de todos e de cada um descende o desenvolvimento das comunidades”. Para Paulo João “este é o momento de dizer à nossa maneira: obrigado a uma instituição da nossa terra. Refiro-me ao Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates”. O Presidente da Junta fez uma viagem pela história do Rancho que soma 52 anos de vida, traduzindo a justiça da atribuição da medalha, que só não foi entregue no cinquentenário porque a pandemia obrigou ao seu adiamento.

Recebida a medalha, José Matias, colocou-a de imediato no estandarte do Racho. Visivelmente emocionado, recordou os fundadores e os muitos colaboradores que ajudaram a cimentar a instituição: “Tivemos a honra de ser homenageados pela Câmara Municipal em 2021com a medalha de grau ouro da cidade. Neste momento, não posso deixar de recordar a Maria Fátima Moreira, a fundadora conhecida por Maria da Rua”. Muitos nomes foram destacados pelo responsável do Rancho que, terminou dizendo “é uma honra receber esta medalha no mesmo dia em que o Presidente da Câmara é homenageado. Espero que o Rancho dure mais 50 anos e agradeço a todos os meus colegas de direcção, à Junta de Freguesia e Câmara Municipal todo o apoio que têm dado à instituição”.

Paulo João voltou a explicar, desta vez, os motivos que levaram o seu executivo a agraciar o Presidente da Câmara com a Medalha de Ouro da Freguesia de Rates: “ao forte investimento no desenvolvimento das freguesias e a um crescimento harmonioso do concelho. Nunca como nestes últimos 9 anos, foram destinados às freguesias, tamanhas fatias do orçamento e investimento municipal”. O desenvolvimento de Rates beneficiou, entre outros, “da requalificação urbanística, o saneamento que neste momento chega a 90% da população, e com a construção de diversos equipamentos sociais, culturais e desportivos. Exemplo recente, a construção do novo campo de futebol”.

Por seu lado Aires Pereira, perante um salão Nobre da Junta lotado, agradeceu a distinção “ao povo de Rates que sempre fez uma opção clara quando é chamado a votar”. É por essa razão que “pretendemos fazer o melhor por S. Pedro de Rates, melhorar as condições de vida das pessoas e valorizar o seu património para que continue a ser a jóia do concelho da Póvoa de Varzim. Ou seja, retribuir a confiança que sempre transmitiu a estes executivos”, da Junta de Freguesia e Câmara Municipal.

No final da cerimónia, repetiu-se o Hino de Rates, da autoria de Abel Carriço, por um grupo de jovens músicos, desta vez com o coro de alguns dos presentes.

partilhar Facebook
Banner Publicitário