Voz da Póvoa
 
...

Presidentes de Junta Homenageados e Carta do Couto para José Armandino

Presidentes de Junta Homenageados e Carta do Couto para José Armandino

Freguesias | 10 Julho 2022

 

A Freguesia da Estela conheceu até à data cinco presidentes de Junta eleitos pelo voto popular depois da conquista da liberdade a 25 de Abril de 1974. O mais recente presidente, eleito em Setembro de 2021, Vítor Correia homenageou os quatro antecessores no cargo, na abertura das comemorações dos 882 anos da terra que viria a herdar o nome de Estela. Antes disso, chamou-se Vila Mendo, que D. Afonso Henriques concedeu em 7 de julho de 1140 aos frades Bentos de Tibães.

Na noite de quinta-feira, dia 7 de julho, no salão nobre da junta, na presença de familiares, representantes das associações locais e público em geral, Vítor Correia descerrou a bandeira portuguesa nos quatro quadros que passam a ladear o benfeitor Manuel Martins Felgueiras, que doou o edifício da escola à freguesia. 

Os homenageados foram José Alberto Moreira Araújo, que presidiu à junta entre 1976 e 1978, Manuel Eiras dos Santos de 1979 a 1989, Adelino Miranda da Costa, entre 1990 e 2009, e José Armandino Domingues, de 2010 a 2021.

Na abertura da sessão comemorativa, o Presidente da Junta, Vítor Costa, traduziu em palavras a homenagem: “Este é um momento em que pretendemos agradecer o trabalho dos autarcas que engrandeceram a freguesia da Estela. Daí o nosso voto de merecimento, mas também de reconhecimento dos estelenses.

No sábado, foi a vez de José Armandino, ser distinguido com a Carta do Couto, o mais alto galardão da freguesia, entregue pelo Presidente de Junta, Vítor Costa, na cerimónia de encerramento das comemorações dos 882 anos da Estela.

partilhar Facebook
Banner Publicitário