Voz da Póvoa
 
...

Presépios de Maria Cavaco Silva no Núcleo Museológico de Rates

Presépios de Maria Cavaco Silva no Núcleo Museológico de Rates

Freguesias | 28 Dezembro 2022

 

O Núcleo Museológico de S. Pedro de Rates recebeu no dia 15 de Dezembro, uma exposição de presépios da colecção particular de Maria Cavaco Silva, esposa do ex-presidente da República, Cavaco Silva.

A antiga primeira-dama que desde criança é fascinada por presépios “neles eu via tudo o que dava sentido e calor à infância”, pode ler-se no catálogo.

E acrescenta: “Hoje - neste Natal atribulado em que os homens mais uma vez esqueceram a mensagem da paz e amor que o Menino trouxe há dois mil anos - tenho muito gosto que a Igreja de S. Pedro de Rates possa ter alguns dos presépios que vieram ter comigo ao longo de uma vida já longa em que Natal foi sempre igual a Presépio”.

A colecção particular de Maria Cavaco Silva reúne peças de diversas proveniências, desde países distantes, como Chile e Tailândia, até aos centros tradicionais de produção presepista portuguesa, como Barcelos ou Estremoz. Traduz uma recolha informada e afectiva efectuada ao longo dos anos, resultante do seu interesse pessoal, das suas viagens e das suas funções de representação. 

Esta exposição é uma selecção de presépios a partir de um vasto espólio que reúne cerca de 600 peças.

Pode visitar a exposição de presépios até 15 de Janeiro. Recordamos que o Núcleo Museológico de S. Pedro de Rates está aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

partilhar Facebook
1898/M_Cavaca.jpg
1898/Maria-Cavaco.jpg
Banner Publicitário