Voz da Póvoa
 
...

Poesia em Exposição no Núcleo Museológico de Rates

Poesia em Exposição no Núcleo Museológico de Rates

Freguesias | 15 Maio 2025

 

O Núcleo Museológico de São Pedro de Rates recebeu, ao final da tarde do dia 8 de Maio, “Luís de Camões e Vasco da Gama entre nós – Poesia em Exposição” uma mostra de José Valle de Figueiredo com curadoria de Paulo Sá Machado.

Entre os livros expostos e alguns quadros de poemas ficou na retina Fala de Luís de Camões ao Voltar da Índia – Dos laços que a Poesia / arma brandamente / ao longo dos anos, / ao longo da vida, / diga-se tão somente, / que podem salvar-nos, / sem mais danos, / dos enganos que a vida / nos pode trazer continuamente.  
 
Mas, não ficaria completa a ideia expositiva sem a Carta de Vasco da Gama – aqui estou na vossa companhia, / fui, viajei, voltei, / descobri, também, / passou o tempo / mas sempre vos encontrei. / porque desde que fui mais além, / foi convosco que parti. / a India para onde naveguei, / para sempre se fez presente / em todo o tempo que passei. / agora, para que fique escrito, / certo e claro, / aqui declamo, / aqui vos direi: / se mais longe houver, / novamente partirei.

José Valle de Figueiredo autor de uma imensa obra literária, é director do semanário Folha de Tondela, entre outras tantas responsabilidades e direcções assumidas na imprensa e em associações, desempenhou funções como consultor de várias autarquias, para questões relacionadas com o Património Cultural, assim como a organização de vários colóquios, exposições e conferências. “Como está a decorrer o aniversário de Luís de Camões e Vasco da Gama, decidimos fazer uma exposição com composições que eu fui fazendo e com ilustração de imagens, passa a ser isto o assento tónico da minha estadia aqui e da vossa partilha. Estão aqui alguns postais grandes a representar a vida do poeta e do navegador tanto quanto pode ser retratada e passada a painel”, sublinhou e agradeceu o autor da Exposição. 
 
Por sua vez, Paulo Sá Machado entre elogios e agradecimentos destaca uma longa amizade: “Fomos caloiros em Coimbra e a partir daí criou-se uma amizade que se alongou até hoje”. E acrescenta. “Tudo o que eu tinha de espólio em livros de José Valle está aqui nesta exposição. É um intelectual raro, sabe mais que muitos outros que se dizem letrados, e tem um coração de ouro”.

Para o Presidente da Junta de São Pedro de Rates, Paulo João, que destacou o trabalho na área cultural, deixando um agradecimento especial: “Ao longo destes 12 anos, conheci grandes amigos através do Dr. Paulo Sá Machado, como é o caso do convidado de hoje. Estamos aqui numa terra pequena, simpática e que sabe receber. Por isso, agradeço também a José Valle ter aceite expor em Rates, dando continuidade a uma aposta cultural que temos feito na Freguesia e acima de tudo neste espaço”.

Pode visitar a exposição no Núcleo Museológico, até 31 de Maio.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
3281/20250508_170529.jpg
3281/20250508_170256.jpg
3281/20250508_170339.jpg
3281/20250508_171255.jpg
Banner Publicitário