Voz da Póvoa
 
...

Parque de Estacionamento da Estela Junto ao Parque Verde

Parque de Estacionamento da Estela Junto ao Parque Verde

Freguesias | 24 Junho 2022


 
Foi inaugurado, no Domingo, o Parque de Estacionamento da Estela junto ao Parque Verde daquela freguesia. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, descerrou a placa juntamente com o Presidente da Junta de Freguesia da Estela, Vítor Correia, na presença de representantes das associações locais e de algumas dezenas de estelenses que fizeram questão de presenciar o acto. O Parque de Estacionamento servirá de apoio aos frequentadores do Parque Verde da Estela, Capela de São Tomé e Campo de Futebol.

Vítor Correia começou por agradecer à Câmara Municipal todo o apoio e investimento que tem feito na freguesia: “São vários os equipamentos que nos últimos anos foram construídos na Estela com o apoio do município. Quero lembrar e agradecer ao anterior executivo da Junta o empenho que teve nesta obra que estamos, hoje, a inaugurar”. E aproveitando a presença do Presidente da Câmara, lembrou a necessidade de fazer na “Escola Básica Barros uma Creche, um ATL e um Centro Ocupacional desejamos para os nossos idosos”.

O autarca estelense lembrou ainda que as obras do cemitério estão paradas: “Precisamos de financiamento para arrancar com a segunda fase do cemitério, para poder colmatar a falta de sepulturas. Pretendemos fazer mais 100 sepulturas”. 
 
Para Aires Pereira, “a importância que nós damos às coisas boas não é propriamente a mesma que as pessoas dão às coisas más. A Câmara adquiriu os terrenos e fez esta recuperação que permite à Estela ter neste espaço um Centro Cívico, que é um local onde podemos vir diariamente e fazer as nossas festas sem perturbar ninguém. Nos últimos anos fizemos investimentos na freguesia, na ordem dos 6 milhões de euros”.
 
E acrescenta novos investimentos: “Adjudicamos o projecto da nova ligação entre o Lugar do Teso e a Estrada N13. Uma ligação que vai permitir uma nova via para as viaturas pesadas que deixam, assim, de incomodar os estelenses por ruas menos apropriadas a este tráfego, que apenas pretende atravessar a Estela. Estamos com o projecto em fase de execução para podermos avançar com esta empreitada, que obrigará a alguns processos de expropriação. Uma via que também precisa de uma intervenção é a ligação entre o Teso e a Estrada N205 que liga a Estela a Laúndos, um investimento que vamos avançar. Também abrimos um concurso para a construção de um passadiço ao longo do rio que liga o centro da Estela a Aguçadoura. Um convite futuro a todas as pessoas para vir conhecer melhor estas freguesias”.
 
Quanto às necessárias valências a criar na Escola de Barros “faz parte de um conjunto de investimentos que o município está a preparar no âmbito do PRR, para transformar aquele espaço em Creche, ATL e Centro Ocupacional, tão rápido quanto possível. Ou seja, logo que possamos concorrer aos Fundos Comunitários. Assumi o compromisso de criar Centros Ocupacionais em todas as freguesias e vamos cumprir.
 
Sobre as obras do cemitério, Ares Pereira lembrou que “o município apoia a estrutura, mas agora é preciso que se coloquem à venda as sepulturas porque esse é um pecúlio que terá que ser investido naquele espaço. Fazemos parte da solução, mas não somos a solução. Contribuímos para a aquisição de terreno e para a primeira fase da obra, agora é preciso fazer o que referi. O acesso laterá tem que ser feito em primeiro lugar e é importante que o Presidente da Junta, nas suas opções, inclua essa obra”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário