Voz da Póvoa
 
...

O Sucesso do Tractor Sun Fest no Aeródromo de Laúndos

O Sucesso do Tractor Sun Fest no Aeródromo de Laúndos

Freguesias | 16 Agosto 2025


 
O antigo aterro de Laúndos recebeu, nos dias 26 e 27 de Julho, o evento Tractor Sun Fest organizado pela Associação de Jovens Agricultores Tainadas Mundiais com o apoio da Junta de Freguesia, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Lipor.

Nos terrenos onde foi construído o aeródromo para as actividades do Aeroclube do Norte, foi realizada uma grande exposição de máquinas agrícolas que contou com mais de 30 expositores, num espaço de condições únicas para eventos desta natureza.
 
José Campos, agricultor e um dos responsáveis pela organização do evento, explica o tempo ganho por uma equipa esforçada: “Preparar um evento destes demora cerca de meio ano. É preciso tirar licenças que demoram o seu tempo, tudo tem que ser bem gerido e programado. A logística é muito grande, temos que falar com todos os concessionários, prestadores de serviço que estão aqui representados, de modo a ter uma decisão unânime para definir um espaço para eles todos, para que todos estejam de bom agrado. Fazemos isto para todos se divertirem e conviverem. O objectivo passa também por ter aqui muita gente da cidade e não só, para conhecer de perto os agricultores e mostrar que a agricultura está modernizada. Temos tractores com alta tecnologia e de extraordinário desempenho”.
 
Associado ao evento “realizamos uma corrida de tratores por categorias, cada um tem o seu peso e quem tiver o melhor tempo, vence”. Esta foi a terceira corrida de tractores realizada pela Associação.

Por sua vez, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, elogia o trabalho dos jovens agricultores: “Para quem diz que a agricultura não é para jovens, foram jovens que organizaram e juntaram aqui milhares de pessoas. Também mostrou as potencialidades deste espaço, da antiga lixeira, que temos aqui em Laúndos. Acho que estão de parabéns pela capacidade de organização, pelo trabalho, pela forma como foram capazes de pôr isto de pé e sabemos que estão a tirar tempo às explorações para estar aqui. Acho que é um evento que tem que ser apoiado e tem pernas para andar”. 

Félix Marques estava orgulhoso “por ter um evento desta dimensão aqui em Laúndos, especialmente neste espaço que é nosso, que há muitos anos atrás foi um problema, uma lixeira a céu aberto, e hoje temos aqui esta dimensão de maquinaria agrícola exposta que vai proporcionar um ambiente diferente às pessoas que vêm de fora da Freguesia e do Concelho. Tenho que agradecer aos jovens das ‘Tainadas Mundiais’ que agarraram isto, fui eu que lhes fiz o desafio, gostaram da ideia e realizaram no nosso meio rural uma coisa única. Atrevo-me a dizer que não se vê nem na feira da Trofa, na Agrosemana e na feira da Agro em Braga, não tem a dimensão de maquinaria que nós temos aqui. A ideia é continuar e abrir portas a outros eventos”.

O Presidente da Junta aproveitou para relembrar uma luta que não é só da Freguesia de Laúndos: “Aproveito para dizer que tivemos aqui um problema que foi selado, tratado e agora custa-me ver aqui ao lado, e que neste momento se está a sentir, o mau cheiro da vizinha Resulima. Não faz sentido nos dias de hoje, continuar a operar daquela forma. Penso que hoje temos um problema maior do aquele que resolvemos há anos atrás”. 

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário