Voz da Póvoa
 
...

No Regaço da Casa Nasceram “Ninhos de Autonomia”

No Regaço da Casa Nasceram “Ninhos de Autonomia”

Freguesias | 24 Janeiro 2023

 

“Um projecto diferenciador” denominado ‘Ninhos de Autonomia’ apoiado pela Câmara Municipal e por empresários locais para albergar seis jovens da Casa do Regaço foi inaugurado no dia 18 de Janeiro pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira; pela Presidente da Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, Luísa Tavares Moreira e pela Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, nos terrenos da antiga Escola Básica de Terroso.

“Agradeço a todos por estarem aqui a festejar esta grande vitória. Os nossos jovens estão dispostos a viver a liberdade com responsabilidade. Agradeço, em nome da direcção, a todos que se envolveram neste projecto, o empenho da Câmara Municipal e a ajuda preciosa de várias empresas e de um conjunto de pessoas que nos ajudaram na concretização deste sonho”, disse na inauguração dos ‘ninhos’ Luísa Tavares Moreira.

Por sua vez, Ana Jorge, que se mostrou emocionada pelo testemunho de dois dos jovens que vão integrar os Ninhos de Autonomia, aplaudiu o trabalho feito na Casa do Regaço: “Temos aqui um histórico de sucesso desde 2005, acolher bem, fazer crescer e devolver à sociedade adultos responsáveis, capazes. E este caminho que foi feito na Casa do Regaço, agora com esta experiência nova, uma inovação que passa por uma casa que os prepara para uma maior autonomia”. 

A construção dos ‘Ninhos de Autonomia’ criados para acolher jovens institucionalizados que atinjam a maioridade, tiveram o apoio financeiro do Município de cerca de 200 mil euros. Um projecto que Aires Pereira considerou “diferenciador” e lembrou que, “na Póvoa de Varzim temos tido a felicidade de ter um conjunto de empresários disponíveis e que nos têm acompanhado e ajudado a realizar estes projectos”. E explicou a enorme relevância que têm “não faz sentido termos as crianças e jovens até aos 18 anos e depois não termos uma resposta para lhes dar, atingida a maior idade, acabando estes por, quem sabe, regressarem ao lugar de onde saíram antes de aqui chegarem. Ou seja, o esforço e todo o investimento que foi feito pode perder-se. por isso acho que este projecto faz toda a diferença porque dá por bem empregue o tempo que todos nós disponibilizamos. Fizemos aqui um grande investimento, mas o dinheiro não é nada quando comparado com a recompensa que temos quando ouvimos a Salomé e o irmão a contar-nos a sua história de vida e todos os outros pela forma como respondem e pela satisfação que têm por esta oportunidade que lhes demos”.

O Edil avisou também que no ano 2023 “a crise irá gerar um movimento social e para termos recursos, temos que os distribuir bem. Todas as nossas instituições e todos nós teremos de estar muito disponíveis”. 

Terminados os discursos todos os presentes foram convidados a fazerem uma visita aos “Ninhos de Autonomia”, que vão albergar seis jovens da Casa do Regaço.

partilhar Facebook
Banner Publicitário