Voz da Póvoa
 
...

Música Sacra para Ouvir na Igreja Românica de Rates

Música Sacra para Ouvir na Igreja Românica de Rates

Freguesias | 12 Maio 2023

 

Maio é o mês da música sacra em Rates. Depois de se ter apresentado no fim-de-semana passado, o XVII Ciclo de Música Sacra continua até ao final do mês, em cada sábado e domingo, na Igreja Românica de São Pedro de Rates, a encantar os amantes do género musical.

Com entrada livre, o primeiro concerto realizou-se no sábado dia 7 de Maio, com o tradicional encontro de coros paroquiais “A Música Litúrgica no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim”, que contou com a participação do Grupo Coral Paroquial de S. José de Ribamar, Grupo Coral Paroquial de Terroso, Grupo Coral Paroquial de Estela e o anfitrião Grupo Coral Paroquial de Rates. No domingo foi a vez de se apresentar na Igreja o Coro Genenis, dirigido por Ernesto Coelho. Estes dois concertos foram representados pelos Vereadores da Câmara Municipal, Lucinda Amorim e Luís Ramos.

No sábado, 13 de Maio, realiza-se o concerto de órgão “Variações para órgão”, por Rui Soares. No domingo, concerto “A frescura sagrada no canto juvenil”, com a participação do Coro Pequenos Cantores de Pevidém, Coro Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos, Coro Infanto-juvenil de Beiriz, e Coro Pequenos Cantores de Rates.

A 20 de Maio, segue-se a atuação do Ensemble Corde-Voce, dirigido por André Carriço, no concerto “Sonoridades con spirito”, e a 21 de Maio, o Coro Voces Verbi, dirigido por Rodrigo Oliveira, no concerto “Na Eucaristia com Maria”.

O XVII Ciclo de Música Sacra termina no fim-de-semana de 27 e 28 de Maio, com “Em silêncio com Maria até à Cruz” no sábado, pelo Ensemble da Escola Arquidiocesana de S. Frutuoso (Braga), dirigido por André Carvalho, e “Sub tuum praesidium” no domingo, pelo Coral Ensaio, Sinfonietta Pró-Música e o organista Daniel Sousa, dirigidos por Tiago Carriço.

O Ciclo de Música Sacra é organizado pela Melodiartes – Associação Musical e Cultural, com apoio da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, do Conselho Pastoral Paroquial de S. Pedro de Rates e da Associação Pró-Música e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

partilhar Facebook
1569/S._Pedro_de_Rates_1.jpg
1015/Ig_-_Roman_Rates.JPG
Banner Publicitário