Voz da Póvoa
 
...

Monumento a Ezequiel de Campos, um Ilustre Homem de Beiriz

Monumento a Ezequiel de Campos, um Ilustre Homem de Beiriz

Freguesias | 17 Dezembro 2024

 

Viver 150 anos não é número que se festeje nos mais maduros seres humanos que respiraram o ar da terra, mas quando a memória dos seus feitos perdura, estamos na presença de uma ilustre figura que continua a dar passos na eternidade. No dia 12 de Dezembro, Ezequiel Pereira de Campos, engenheiro, economista, professor catedrático, escritor e político que nasceu em Beiriz, em 1874, foi homenageado por iniciativa da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, que incluiu o gesto nas comemorações do Dia de Beiriz e da padroeira da freguesia, Santa Eulália, assinalado a 10 de Dezembro.

A inauguração de um monumento comemorativo ao ilustre poveiro, na Praça da Margarida, em Beiriz, contou com a Presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, de parte do Executivo Municipal entre outras entidades, associações e população em geral.

“Era um homem de ideias inovadoras, soluções para os problemas do país e das colónias que analisava de forma exaustiva. Foi visionário de um plano de irrigação para o Alentejo, na criação do actual Parque na cidade do Porto, junto à circunvalação, pela iluminação pública no Porto e Póvoa de Varzim e plano de urbanização das duas cidades, na criação de centrais hidroeléctricas no mapa hidrográfico de Portugal, e propôs ainda, sem sucesso, a anexação à Póvoa de Varzim de Caxinas e Poça da Barca”, lembrou no seu discurso, Ricardo Silva.

Em relação ao acto de homenagem, acrescentou que “mais do que o homem, este monumento pretende perpetuar os valores e princípios que defendeu. A busca da modernidade, a rectidão na política, a visão estratégica, a abnegação pessoal em prol da grei, e especialmente a sua capacidade de criar ideias novas”.

Aires Pereira saudou a iniciativa e revelou que nas próximas eleições Beiriz volta a recuperar o estatuto de freguesia e no próximo ano vai eleger o seu próprio Presidente da Junta. “Algo que nunca perdemos de vista, algo pelo qual sempre pugnámos para que voltasse a acontecer, essa identidade nas freguesias do concelho da Póvoa de Varzim”, sublinhou.

Em jeito de pagador de promessas “na última Reunião de Câmara, adjudicámos a nova obra do Centro de Dia, a nova Junta de Freguesia, o novo pavilhão para o Rancho Folclórico e para as actividades da freguesia”. A obra espera apenas pelo visto do Tribunal de Contas para arrancar: “no início do próximo ano terão naturalmente essa obra a ser executada. Estamos a falar de uma obra de mais de um milhão de euros”. E conclui: “Apareceremos no próximo acto eleitoral com a cara levantada e com o sentimento do dever cumprido a todos os níveis”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário