O Clube de Cultura Montis Lanutus (CCML) realizou mais uma sessão de tertúlias dedicada à História de Laúndos.
A sessão decorreu no dia 28 de Fevereiro, no edifício da Junta de Freguesia de Laúndos e foram revisitadas as lendas e mitos que povoam o imaginário místico entre a população de Laúndos.
Com uma assembleia entusiasta e divertida foram debatidas e recordadas memórias, medos e superstições que prevaleceram na sociedade lanutense desde tempos ancestrais, tendo algumas chegado ainda ao nosso tempo.
Foram abordadas: a romaria dos caixões, a lenda do corredor e das almas penadas, a queima do judas, o azar de cruzar com um gato preto, o medo de passar por baixo de uma escada encostada, a existência de bruxas e os maus-olhados, os 7 anos de azar para quem partir um espelho, as consequências de entornar sal ou de abrir um guarda-chuva dentro de portas, o uso de ferraduras afixadas nas portas e em carros para afastar a inveja e a má sorte, o uso de recorrer a carpinteiros para cortar o medo, etc.
Todos estes temas foram vastamente discutidos, as crenças, os receios e as razões que se encontram por trás de cada uma dessas lendas e mitos. Os mais crédulos ou crentes prestaram testemunho de episódios que vivenciaram de que tiveram conhecimento enquanto outros apresentaram razões e pontos de vista para desmistificar esses eventos. Foi uma sessão que valeu a pena.
“A próxima sessão deste ciclo, a realizar oportunamente, tratará de usos e costumes da nossa terra”, informou Ismael Alves, Presidente do CCML.
Fotos: MLL