
A Leicar – Associação de Produtores de Leite e Carne promoveu, no dia 10 de Janeiro, nas suas instalações um Almoço de Reis que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes; da Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva e do Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, Armindo Ferreira.
A intenção do evento, segundo o Presidente da Leicar, Rui Sousa, foi celebrar o início de um novo ano agrícola e “reforçar laços de união entre os produtores, destacar o papel da agricultura e da pecuária na sustentabilidade alimentar e no desenvolvimento rural do nosso país”.
Foi com palavras de “confiança no futuro” que Andrea Silva abriu o seu discurso direccionado para os produtores, para a eficiência e organização socioprofissional da Leicar, sublinhando que “há na nossa região uma grande sintonia entre as organizações do sector e uma excelente relação institucional com o Ministério da Agricultura”. Acrescentando que este encontro, “além de reforçar a união entre os produtores, vai solidificar a relação de proximidade com o Ministério da Agricultura”.
A Presidente da Câmara reconheceu o importante papel que os produtores de leite e carne desempenham “na sustentabilidade alimentar e no desenvolvimento rural do país”, destacando o interesse que a agricultura tem na Póvoa de Varzim: “a excelência da nossa produção agrícola, tanto no litoral, de onde saem para todo o noroeste peninsular e para o centro da Europa, os melhores hortícolas, como aqui, no interior do concelho, onde está a cabeça da melhor bacia leiteira do país”.
E concluiu: “A Póvoa de Varzim é, e orgulha-se de ser, um território predominantemente agrícola. A vossa actividade, além do valor económico e do contributo para a sustentabilidade alimentar do país, gera elevado contributo para a modulação da paisagem e do equilíbrio do ecossistema em que vivemos”.
A animação do Almoço de Reis coube ao Grupo de Cantares do Linho de São Pedro de Rates.
Fotos: D. Reservados