Voz da Póvoa
 
...

Mártir São Sebastião Saiu à rua e Cumpriu a Tradição

Mártir São Sebastião Saiu à rua e Cumpriu a Tradição

Freguesias | 23 Janeiro 2024

 

São Sebastião foi um mártir dos romanos nos primeiros séculos da Igreja Cristã, por pregar e não renegar a sua fé em Cristo. Hoje, é um dos santos da devoção católica, celebrado em Balasar no último fim-de-semana. 

O sábado foi preenchido com os espectáculos da “QueTuna - Tuna feminina da Universidade Lusíada de Famalicão, e do multifacetado Grupo 4 MENS. A noite encerrou com um festival de fogo-de-artifício.

No domingo realizou-se, ao final da manhã, a Missa Solene em honra do Mártir São Sebastião. Do adro da igreja, partiu a Fanfarra dos Escuteiros de Beiriz a dar vivas e ritmo às festividades. 

Após o almoço, seguiu-se um sermão a chamar à reflexão dos católicos, o seu papel num mundo cada vez mais estilhaçado por guerras. Depois, Sebastião aos ombros percorreu em procissão as ruas de Balasar, com os figurantes de uma religiosidade devota e conciliadora dos corações mais oprimidos.

As festividades despediram-se ao final da tarde com a actuação do Rancho Caxineiro, seguido de um animado leilão de oferendas.

São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predilecto do imperador Diocleciano, conquistando mais tarde o posto de comandante da Guarda Pretoriana…

Fots: Direitos Reservados

partilhar Facebook
Banner Publicitário