Voz da Póvoa
 
...

Manual do Bordado Poveiro Ajuda a Preservar a Tradicional Camisola

Manual do Bordado Poveiro Ajuda a Preservar a Tradicional Camisola

Freguesias | 27 Março 2022

O livro “Manual do Bordado Poveiro – Volume I”, foi apresentado pelo Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, às turmas do 2º Curso Ocupacional de Tempos Livres sobre a Camisola Poveira.

Segundo Ricardo Silva a publicação “dará a todos a possibilidade de conhecer a grande variedade de bordados aplicados ao longo de 150 anos na Camisola Poveira, tendo resultado de um trabalho de recolha de dados para o processo de certificação da Camisola Poveira”. A este Volume agora apresentado, seguir-se-ão outras compilações de bordados e manuais de execução para guardar e ler, mas especialmente para preservar “este que é um património de todos os poveiros”.

O Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai aludiu ainda à evolução dos bordados que preenchem a Camisola Poveira demonstrando as alterações sofridas, nomeadamente “a introdução de motivos marítimos que só aconteceu a partir de 1935/6, aquando da criação do Rancho Poveiro e respetiva indumentária por Santos Graça”.

Para além de poder adquirir “O Manual do Bordado Poveiro – Volume I”, na sede da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim pelo valor de 12,5i euros, está também a contribuir, na totalidade, para o Instituto Maria da Paz Varzim.

partilhar Facebook
1297/CamisP_R_Silva.jpg
14/1950-rancho-folclorico-poveiro.jpg
Banner Publicitário